UFSJ bem colocada no resultado final do Pibid e da Residência Pedagógica

Publicada em 15/09/2022

A UFSJ ficou entre as cinco primeiras universidades colocadas em Minas Gerais, no resultado final do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), oferecido pela Capes.

Projetos de doze cursos de licenciatura foram enviados para a seleção, sendo, deste total, quatro interdisciplinares e quatro autônomos, nas áreas de Ciências, Exatas e Humanidades. Foram 120 cotas distribuídas pela Capes para a proposta da UFSJ.

“Este resultado é o reconhecimento do trabalho e projetos que desenvolvemos no campo da Licenciatura na UFSJ. A nossa classificação ratifica nosso histórico de ação”, destaca a professora do curso de Letras e coordenadora institucional do Pibid, Luciani Dalmaschio. Além da boa colocação, o Projeto Institucional da Universidade recebeu a nota 96 pelos avaliadores do Edital, que renderam elogios à Universidade.

Serão formados cinco núcleos de trabalho entre as licenciaturas com o resultado das cotas oferecidas pela Capes. Luciani destaca que, embora os projetos tenham sido bem classificados, a UFSJ pôde sentir o efeito dos cortes de verba na Educação: "Conseguimos 120 cotas, mas solicitamos 192. Isso é reflexo da falta de investimento por parte do Governo nessa área.”

Ainda assim, a potencialidade das licenciaturas na UFSJ se mostra presente. O Pibid compõe parte fundamental da intensificação do debate, da pesquisa e do aprimoramento inicial de formação de professores. O estímulo à docência é marca da Instituição.

Residência Pedagógica

A UFSJ também se destacou no resultado do edital de Residência Pedagógica, oferecido pela Capes. A instituição ficou em sexto lugar entre as 21 mineiras, o que garantiu a totalidade das bolsas solicitadas.

Foram 267 bolsas no total, sendo uma para coordenador institucional, 14 para docentes orientadores, 42 de preceptores e 210 bolsas para residentes.

“Isso irá possibilitar o aprimoramento das práticas pedagógicas em diversas escolas públicas de São João del-Rei”, destaca o coordenador professor Alessandro Damásio.

Com esses resultados, o compromisso e o diálogo entre a UFSJ e o sistema de ensino é fortalecido, aumentando a vinculação entre a formação inicial e continuada de professores.

Mais detalhes sobre o Edital você pode conferir neste site.

Texto: Grabiella Canuto (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli