Abertas as inscrições para propostas de Criação e Circulação Artística da UFSJ

Publicada em 15/09/2022

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e o Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA) lançaram edital para interessados no processo seletivo de projetos de Criação e Circulação Artística a serem desenvolvidos no ano de 2023.

Serão concedidos auxílio financeiro e bolsas de Artes a discentes de graduação e pós-graduação da UFSJ em projetos artísticos apresentados e desenvolvidos pela comunidade universitária. O edital prevê até R$ 15 mil para o desenvolvimento das ações artísticas, de acordo com a modalidade de inscrição. As propostas de Criação Artística devem ser inéditas e o proponente deve ser servidor do quadro permanente da UFSJ, docente ou técnico, em regime de tempo integral ou dedicação exclusiva.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Francisco Brinati relata que o edital de Apoio à Criação e Circulação Artística tem se consolidado, desde a aprovação da Política de Artes, em 2017, como um importante fomento para que servidores (docentes e técnicos) e discentes da UFSJ possam desenvolver suas ações artísticas e levá-las aos mais variados públicos, seja em âmbito regional, nacional ou internacional.

“É importante ressaltar também que, mesmo diante de um cenário de cortes orçamentários promovidos pelo Governo às universidades públicas, a UFSJ conseguiu manter o edital neste ano, sem reduzir o valor do recurso financeiro disponível para o apoio às ações de criação e circulação artística”, completa Brinati.

O Projeto de Circulação Artística deve ser apresentado considerando as seguintes categorias e limites orçamentários:

● Circulação Artística regional - individual (dentro de Minas Gerais): até R$1.000,00 (hum mil reais) por proposta.
● Circulação Artística regional – grupo (dentro de Minas Gerais): até R$5.000,00 (cinco mil reais) por proposta.
● Circulação Artística nacional – individual: até R$2.000,00 (dois mil reais) por proposta.
● Circulação Artística nacional – grupo: até R$10.000,00 (dez mil reais) por proposta.
● Circulação Artística internacional – individual: até R$7.000,00 (sete mil reais) por proposta.
● Circulação Artística internacional – grupo: até R$15.000,00 (quinze mil reais) por proposta.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail: editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br até o dia 14 de outubro. O resultado final está previsto para 07 de dezembro.

O edital completo está no site.

Confira aqui a apresentação de algumas das ações de Criação e Circulação Artística aprovadas em editais anteriores na 2ª Semana de Produção Artística da UFSJ, realizada neste ano.