Arquitetura representa a UFSJ na Jornada de Iniciação Científica da SBPC

Publicada em 16/09/2022

A pesquisa O custo das obras sociais: um estudo metodológico, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ (Dauap), foi indicada pela universidade para integrar a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC 2022), promovido em julho. O estudo foi desenvolvido pela estudante Bruna Heloísa dos Santos Damas e a pela professora Marcella Franco de Andrade com recursos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC).  A JNIC 202 é um evento associado à Reunião Anual da SBPC e reuniu jovens pesquisadores premiados em mostras de todas as instituições de ensino brasileiras. O encontro visa formar uma rede de conhecimento compartilhada, por meio de conferências, palestras e atividades diversas, que incentivam o debate sobre a Ciência no Brasil e em outros países.

A pesquisa de Bruna e Marcella, apresentada no XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ em 2021, recebeu premiação de destaque e foi uma das melhores pontuadas entre os trabalhos avaliados. Uma vez inscrita na 74ª edição do encontro da SBPC, passou por processo seletivo e de análise interna da Sociedade, sendo aceita na sessão de pôsteres, que reúne temas programados e distribuídos por várias áreas do conhecimento.

Habitação de interesse social
O estudo das pesquisadoras da UFSJ tem como foco a intensa urbanização no século XX, que ocorreu sem planejamento governamental adequado e sem recursos técnicos e financeiros significativos. Assim, as moradias de baixa renda são, comumente, produto de autoconstrução, que apresentam problemas socioespaciais construtivos e de saúde pública. Nesse cenário, a Lei Federal nº 11.888/2008 instituiu os serviços de assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para populações economicamente vulneráveis.

Bruna e Marcella refletem sobre esse processo de assistência técnica, e propõem metodologias que entrelaçam gestão de projetos e orçamentação de obras civis, complementando assim a viabilidade executiva da Lei, com objetivo de gerar inovação tecnológica.

A apresentação na SBPC se deu em formato híbrido, com a exibição de vídeo-pôster gravado pelas autoras e disponibilizado no canal da SBPC no YouTube. Esse material será publicado também no e-book da reunião deste ano, cujo tema foi Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de Arte Moderna. Bruna “teve a felicidade” de estar no Campus da Universidade Brasília para falar com colegas sobre seu trabalho.

Texto: Dávila Martins (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli