E-book gratuito sobre Metodologias Ativas traz capítulo de livro de professores da UFSJ

Publicada em 19/09/2022

Docentes de diferentes áreas da UFSJ assinam um capítulo do e-book gratuito Metodologias Ativas - Experimentação e investigação. Lançada no início de setembro pela V&V Editora, a obra traz o texto escrito pelos professores da instituição, intitulado Vivenciando Metodologias Ativas na Universidade: a experiência de uma Comunidade de Aprendizado entre Professores. A obra completa pode ser acessada aqui.

De acordo com um dos autores, o docente do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ, Rodolfo Antônio Ribeiro de Moura, o capítulo descreve uma experiência de aprendizado e uso das Metodologias Ativas no Ensino Superior por parte de professores congregados em um grupo de trabalho, denominado de Faculty Learning Communities (FLC) ou Comunidade de Aprendizagem entre Professores, que se reuniu ao longo de dois anos. “Em um primeiro momento, são apresentados os fundamentos teóricos que sustentaram as práticas realizadas. Enquanto que, na segunda parte, se descreve a experiência, começando pela apresentação geral do grupo e suas especificidades. A terceira é dedicada aos resultados alcançados. Ao final, aponta-se conclusões e desdobramentos para a prática do professor universitário na atualidade."

Rodolfo Moura explica ainda que as reuniões promoviam discussões sobre didática e como poderiam melhorar como docentes. “Essas conversas começaram mais focadas na temática de metodologias ativas, mas acabamos abordando outros assuntos como: feedback, motivação, discussão sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), entre outros”.

Além de Rodolfo Moura, assinam o artigo os professores da UFSJ: Dener Luiz da Silva, Gleison Fransoares Vasconcelos Amaral, Peter de Matos Campos, Alessandra Pimentel, Eduardo Bento Pereira, Carla Juscélia Oliveira Souza, Fernando Aparecido de Assis, Lucas Ramalho de Lima, Silvan A. Flávio, Francisco Carlos Rodrigues Coelho e Marco Túlio Alves Êvo.