Coordenadores de Pós-graduação se reúnem para discutir a avaliação quadrienal da Capes

Publicada em 22/09/2022

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ promoveu, nos dias 20 e 21 de setembro, reunião com todos os coordenadores dos programas da universidade para debater sobre o resultado da avaliação quadrienal divulgado pela Capes no início do mês. No encontro, a Prope apresentou a análise e a síntese elaborada sobre o desempenho alcançado pelos Programas com intuito de discutir as fragilidades, potencialidades e ações necessárias para o avanço da Pós-graduação institucional.
 
No primeiro dia de reunião, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Baldoni, expôs as fragilidades apontadas na avaliação quadrienal e, em seguida, discutiu-se com os coordenadores as estratégias de enfrentamento, como formação de comissões e elaboração de instrumentos e mecanismos institucionais de autoavaliação e acompanhamento dos Programas. No segundo dia, foram realizadas reuniões individuais com os coordenadores para planejar e traçar ações específicas para cada Programa.
 
Para Baldoni, o evento representou uma grande oportunidade de integração e troca de experiências entre os coordenadores. “Conhecer profundamente e atuar no cerne das causas das nossas fragilidades são ações essenciais para que possamos avançar com qualidade da nossa Pós-graduação”, reforçou.
 
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioengenharia, curso melhor avaliado da UFSJ com nota 6, Antônio Márcio Rodrigues, participou do evento e enfatizou a atuação da PROPE no sentido de buscar formas de fortalecer suas atuações dentro e fora da instituição. “A reunião possibilitou que todos os coordenadores de programas tivessem uma visão geral dos principais pontos que precisam ser melhorados, como, por exemplo, a busca por produção de alto impacto, o estabelecimento e formalização de parcerias internacionais e a implantação de mecanismos que possibilitem gerar e/ou enfatizar a inovação dentro dos Programas. Além disso, encaminhou a proposta de criação de uma comissão de acompanhamento da atuação dos programas em relação à correção dos pontos fracos apontados pela Avaliação da Capes, que poderá ter efeitos importantes para a consolidação de todas as Pós-graduações da UFSJ”.   
 
O evento contou com a presença da assessora para Assuntos Internacionais (Assin), Liliane Assis Sade Resende, e do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), Paulo Afonso Granjeiro, que colaboraram com a discussão e com os encaminhamentos relacionados à internacionalização e à inovação.