Projeto Inserir: um debate sobre a Deficiência Mental e Psicossocial

Publicada em 23/09/2022

A UFSJ foi uma das universidades brasileiras a integrar o Projeto Inserir (do Programa de Esquizofrenia - PROESQ - da Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

A Universidade recebeu a equipe do PROESQ para um bate-papo com o especialista na área de deficiência mental, o médico e professor do Departamento de Psicologia da UFSJ, Mário César Rezende Andrade

Durante o projeto foi produzida uma série de cinco vídeos de curta duração. O quinto episódio intitulado “Superação” foi realizado pelo professor Mário Andrade.

"Superação"

Com o objetivo de esclarecer à sociedade em geral, sobre a deficiência mental/psicossocial decorrente do diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno bipolar, o vídeo retrata as pioras contínuas e cronicidade das doenças e responde às perguntas mais comuns sobre as deficiências mentais e psicossociais. Entre elas: Qual é o caminho para “voltar ao normal”? “O que significa reabilitar e superar?” “É possível superar uma doença mental?” “Quais são as principais limitações?”.

No material, o professor analisa o preconceito da sociedade sobre transtornos mentais e como são os processos de superação. “Depois do período de medicação, é necessário oferecer novamente o desenvolvimento das habilidades necessárias para viver de forma funcional na sociedade,” afirma Mário.

Veja o vídeo completo no link.

Texto: Dávila Martins (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli