UFSJ conquista 139 bolsas PIBIC Jr. da Fapemig

Publicada em 27/09/2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado referente à Chamada 016/2022 – Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior (PIBIC Jr.).

O projeto, escrito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope), foi contemplado com 100% das bolsas solicitadas e possíveis, ficando a Universidade na quarta posição do Estado, em relação ao número total de bolsas concedidas.

A lista completa das propostas aprovadas e não aprovadas, com as respectivas justificativas, encontra-se no site da Fapemig. A homologação do resultado está disponível neste documento.

PIBIC Jr.
O programa tem por objetivo incentivar a iniciação de estudantes do Ensino Médio e educação profissional em atividades de pesquisa científica e tecnológica, de forma a estimular a vocação científica e contribuir para a formação escolar ou acadêmica. E também contribuir com o fortalecimento e consolidação científica das instituições mineiras.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André de Oliveira Baldoni, aliado aos diversos benefícios relacionados ao PIBIC Jr. está a maior integração da UFSJ com a sociedade. “Esperamos despertar em estudantes do ensino médio e da educação profissional da rede pública a vocação científica para a pesquisa e a integração entre a Universidade e as escolas das regiões onde ela atua, propiciando a geração de produtos e processos de ampla relevância social, científica e econômica.”

Baldoni explica que o Programa de Iniciação Científica (IC) é um dos mais importantes instrumentos para a formação acadêmica e preparo de profissionais para o mercado de trabalho e para a carreira científica. Nesse contexto, “o empreendedorismo e a inovação estão diretamente relacionados com a pesquisa científica. Assim, o oferecimento de bolsas de IC para projetos qualificados será fundamental para consolidar os grupos de pesquisa da UFSJ, para a capacitação de recursos humanos para o mercado de trabalho e para os programas de pós-graduação em funcionamento.”

O pró-reitor analisa ainda que, frente aos resultados esperados com o financiamento das bolsas, fica evidente a importância do fomento para o avanço da Ciência e Tecnologia no âmbito da UFSJ. “Esses resultados vão impactar diretamente os parâmetros de qualidade da instituição, além de possibilitar o desenvolvimento social e econômico das regiões onde a UFSJ está inserida. Essa é mais uma grande conquista de toda a comunidade acadêmica da UFSJ”, comemora Baldoni.