Projeto abraça estudantes-mães da Universidade

Publicada em 27/09/2022

As alunas da UFSJ que têm filhos podem contar com o apoio do Projeto Estudantes Mães (R)Existem. A iniciativa, que busca, por meio da arte, colocar em evidência a realidade vivida por essas mulheres se consolidou e, atualmente, é um coletivo que promove pesquisas e contribui para aprimorar a qualidade de vida desse público na Universidade e para reduzir as desigualdades em termos das condições de estudo em relação aos pais das crianças.

O projeto foi contemplado pelo processo seletivo de Criação e Circulação Artística da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e do Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA). Como resultado, produziu o curta documental Hora incerta, que apresenta as angústias, as dificuldades e os desafios enfrentados por mães durante a faculdade. As ações incluíram ainda a afixação de lambe-lambes nos espaços da UFSJ.

Também foi selecionado pelo Edital 2021.2 #TAMUJUNTO da Seção Sindical de Docentes (ADUFSJ), que objetivou subsidiar ações solidárias durante a pandemia da covid-19. O protagonismo dos docentes era um dos requisitos dos projetos contemplados, que receberam, cada um, contribuição no valor de R$ 3,6 mil, dividido em três parcelas.

De acordo com uma das coordenadoras do Estudantes Mães (R)Existem, a professora do Departamento de Ciências da Educação, Fernanda Omelczuk, o projeto busca chamar a atenção para questões vividas por essas mulheres. “O Estudantes Mães (R)Existem surgiu com o intuito de dar visibilidade às discentes com filhos, tentando pensar temáticas e ações de apoio a essas alunas, de modo a contribuir para sua permanência na Universidade. Criado como uma iniciativa para produção artística, o projeto cresceu e se tornou um grupo que levanta e sugere questões, voltadas a melhorar a qualidade de vida das alunas mães e, consequentemente, de outras mães que atuam no âmbito universitário.”

A página do Instagram também traz uma série de informações e dicas sobre as ações disponibilizadas pela UFSJ para atender a esse público, como auxílio-creche e o Regime Especial de Estudos, aprovado pelo Conselho Universitário. O coletivo realiza ainda postagens que permitem acompanhar o andamento de solicitações voltadas a atender às necessidades dessas mães na UFSJ e realiza pesquisas junto à comunidade acadêmica.

O Projeto
O Estudantes Mães (R)Existem surgiu em 2019 de forma voluntária, idealizado pela estudante do curso de Teatro, Lis Coelho, com suporte dos fotógrafos Marcius Barcelos, da UFSJ, e Rafael Nascimento, aluno do curso de Jornalismo. A equipe fotografou estudantes mães e afixou as imagens em alguns campi da Universidade, com o intuito de destacar, por meio da arte, a causa das mulheres que se tornam mães quando estão no Ensino Médio e no Ensino Superior, trazendo à tona essa realidade e a luta em prol de seus direitos.

Em 2020, as professoras Fernanda Omelczuk, do Departamento de Ciências da Educação, e Fernanda Nascimento Corghi, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, ambas mães, se identificaram com a proposta e passaram a integrar o projeto.