Congresso de Produção Científica da UFSJ debate o "resistir" da Ciência

Publicada em 29/09/2022

Entre 2014 e 2021, no Brasil, as perdas com cortes orçamentários em fomento à pesquisa científica e tecnológica alcançaram a cifra de R$ 83 bilhões, segundo dados da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Num cenário extremamente adverso, caminha a ciência brasileira e a pesquisa nas universidades e institutos. O momento exige reflexão por parte da comunidade acadêmica. Tendo como tema central A resiliência da Ciência, as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e de Extensão (Proex) realizam, de segunda a sexta-feira, 3 a 7 de outubro, o XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XIX CPC).

Evento totalmente on-line, o CPC é o momento em que a Universidade mostra e discute o que produz em termos de pesquisa, extensão e ensino. O Congresso está estruturado em dois eventos: o XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e a XIX Semana de Extensão Universitária (SEMEX). Em cada um deles, transmitidos, respectivamente, via RNP e Google Meet, pesquisadores, docentes e alunos apresentam e debatem com a comunidade os trabalhos que estão realizando.

Envolvimento
A expectativa da diretora da Divisão de Projetos e Qualificação, Luciana Neves, é que nesta edição haja grande envolvimento da comunidade universitária durante as apresentações, considerando-se que toda programação será virtual. “Esse ano teremos um número mais reduzido de trabalhos de Iniciação Científica, em função das datas estipuladas pelas agências de fomento. Também por causa disso, no próximo ano, o Congresso ocorrerá no primeiro semestre, entre 22 e 26 de maio. E, assim como em 2021, essa edição do CPC será on-line, estando o acesso às salas disponível no cronograma do evento”, acrescenta.

Compromissos
De acordo com a Prope, o Seminário de Iniciação Científica é um evento que prioriza a participação de alunos da UFSJ que tenham concluído trabalhos nesse primeiro patamar da formação acadêmica em pesquisa. A apresentação se constitui como parte dos compromissos assumidos pelo aluno e pelo orientador junto aos programas institucionais da Universidade e às agências de fomento. Para a avaliação dos trabalhos do SIC, a Prope conta com a participação da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e do Comitê Externo.

A Semana de Extensão divulga e debate os projetos dessa área. A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

Nesta edição do Congresso, estão previstas 71 apresentações de projetos de Iniciação Científica que terminaram em fevereiro de 2022. Os demais projetos (finalizados em setembro e outubro de 2022) entram na agenda do SIC do próximo ano. Na SEMEX 2022, serão apresentados 110 trabalhos, incluindo projetos e programas de extensão encerrados em março de 2022 e programas de extensão vigentes até março de 2023, os quais vêm mostrar o resultado parcial de suas atividades.

Palestras
Considerando que o CPC é o principal momento da divulgação científica na UFSJ, as pró-reitorias realizadoras convidaram palestrantes de renome de outras instituições para a abertura, treinamento e encerramento.

Na abertura, dia 3, às 19h, a palestra será do pesquisador do Internacional Vaccine Institute e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, o farmacêutico Gustavo Mendes Lima Santos. Com a experiência de quem atuou por 19 anos na avaliação de estudos clínicos de medicamentos e inspeção em centros de pesquisa, Gustavo Santos falará sobre A resiliência e o papel da Ciência para a tomada de decisão no contexto da aprovação das vacinas no Brasil.

Para o encerramento do Congresso, a palestrante convidada será a coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (Cograd), professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que vai debater A importância da inserção da extensão na matriz curricular dos cursos de graduação. De acordo com Luciana Neves, esse tema interessa tanto à UFSJ quanto a outras federais que estão inseridas nesse processo.

Além das duas palestras, o Congresso programou para o dia 4, terça-feira, às 9h30, treinamento sobre Publicação acadêmica – conheça seus caminhos. A atividade será coordenada pelo representante da editora holandesa Elsevier, Sérgio Vidal. A Elsevier é uma empresa especializada em conteúdo científico, técnico e médico. É também considerada uma das seis empresas de publicação científica mais importantes no mundo.

Reconhecimento
“O Congresso está em sua décima nona edição, sempre com muito sucesso, elogiado pelos avaliadores externos convidados”, garante Luciana Neves. Ela exemplifica que, no Seminário de Iniciação Científica são convidados, também, bolsistas de produtividade do CNPq, que avaliam as apresentações e indicam os destaques e menções honrosas. “Por reiteradas vezes nossos convidados elogiam a qualidade dos trabalhos de Iniciação Científica e sua apresentação”, revela.