Professor do curso de Psicologia recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Minas

Publicada em 30/09/2022

Em comemoração aos 60 anos da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou homenagem aos profissionais do Estado. O evento condecorou 17 profissionais de diversas frentes de atuação da Psicologia, pelos serviços prestados à sociedade. O professor do Departamento de Psicologia da UFSJ (DPSIC), Celso Francisco Tondin, foi um dos homenageados.

Atuando na área de Psicologia Escolar e Educacional, o professor Celso Tondin leciona na UFSJ desde 2016, na graduação em Psicologia, nas licenciaturas de História e Filosofia, e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faz parte também da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional, do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). Além de ser um dos responsáveis pela Lei nº 13.935, de 2019, que instituiu o serviço de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica em todo o país. Tem sido uma das principais lideranças em Minas e no país na luta pela implementação deste dispositivo legal, conquistado após quase 20 anos de tramitação do projeto de lei (PL nº 3.688/2000) que a gerou.

Segundo o professor Tondin, essa temática tem um importante papel na sociedade. “Acredito numa Psicologia Escolar e Educacional de perspectiva crítica, que atua na mediação das relações institucionais visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e o direito a uma educação democrática e inclusiva, que respeite e valorize as diversidades e combata as desigualdades escolares e sociais. Uma Psicologia, enfim, com compromisso ético e político com as camadas populares alijadas ao direito à escola e à educação.”

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, foi a responsável pelo requerimento da homenagem, e quem fez as entregas dos diplomas de congratulações. Que foram recebidos também por duas colegas da área de trabalho do professor Celso Tondin, além de profissionais da área de Direitos Humanos, Sociedade, Direitos LGBTQIA+, Assistência Social, Psicologia e Formação, Relações com a Justiça, Psicologia e Calamidades, Saúde Mental e Psicologia e Gestão.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli