Mensagem da Reitoria da UFSJ pelo Dia do Professor

Publicada em 15/10/2022

Caras e caros professoras e professores,

Hoje, 15 de outubro, é o Dia do Professor e da Professora. Na verdade, todos os dias deveriam ser o dia daqueles que se dedicam ao labor docente: é o que se espera das políticas públicas em Educação, pois a docência é a profissão que forma todas as outras profissões. No entanto, ainda estamos longe da valorização do nosso ofício.

O que temos na atualidade são os cortes no orçamento da Educação Básica e da Educação Superior, ausência de políticas que valorizem a carreira docente, discursos que desacreditam a Ciência, intolerância, desprezo com os bens culturais.

Por outro lado, nossa profissão é imprescindível, justamente para superar os tempos difíceis que vivemos. A Educação pode mudar os rumos da nossa nação, para a valorização da Ciência e Tecnologia, democracia, humanização, direitos humanos, saúde, enfim, a construção de um país que ofereça dignidade ao seu povo.

Para além dessa data, fica aqui nosso respeito e orgulho por todas professoras e professores da Educação Básica e da Universidade Federal de São João del-Rei, que, apesar de toda adversidade, lutam para formar nossa população e produzir conhecimento.
Professoras e professores, parabéns por tudo o que fazem!

Reitoria, UFSJ