XI Seminário de Saúde e Educação debate o tempo da delicadeza na Psicologia

Publicada em 17/10/2022

O XI Seminário de Saúde e Educação, realizado entre os dias 19 e 21 deste mês, traz à reflexão o tema No Tempo da Delicadeza. A mesa de abertura está marcada para esta quarta, 19, às 18h, no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco (CDB), com o professor Pablo de Carvalho Godoy Castanho (USP). O evento é organizado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) em parceria com o Departamento de Psicologia (DPSIC). Inscrições neste link: https://bityli.com/eQcvWMuF.

Essa 11ª edição pretende refletir – a partir de um verso de Todo o sentimento, música de Cristóvão Bastos e Chico Buarque – sobre as pesquisas produzidas nos últimos anos, durante a pandemia da covid-19 e de cortes financeiros na área da Saúde. Segundo o professor do DPSIC, Walter Melo, “pensamos que, nesse contexto de grande dificuldade, seria importante resgatar a delicadeza nas relações entre pesquisadores e profissionais da área, entre os próprios profissionais e entre eles e os usuários do sistema.”

O Seminário de Saúde e Educação começou em 2007, a partir do programa de extensão Sistema de Saúde e Educação: estreitamento dos laços e ações conjuntas (Laços e Ações), do NEPIS. A ideia é, ainda segundo Walter Melo, debater temas de grande importância para a saúde coletiva e/ou saúde mental no Brasil. Também busca integrar atores, numa estratégia de aproximação entre diferentes universidades, no sentido de comunicar a produção de conhecimento.

Confira a programação:
Quarta-feira, 19
18h: Mesa de abertura, com participação da coordenação do NEPIS e representantes das Secretarias Municipais de Saúde de São João del-Rei e Nazareno e representantes do Conselhos Regionais de Minas e Distrito Federal
18h30: Conferência de abertura, com o professor de Psicologia Clínica da USP, Pablo de Carvalho Godoy Castanho
Quinta-feira, 20
14h: Roda de conversa – Usuários, familiares e profissionais
16h: Roda de conversa – Economia solidária
18h: Mesa – Alienação, indivíduo e sociedade
Sexta-feira, 21
14h: Roda de Conversa – Práticas complementares e integrativas em saúde
16h: Mesa – Formação em saúde

Para mais informações, acesse o Instagram do NEPIS.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli