Pesquisadores devem estar atentos ao "guia para autores" das publicações

Publicada em 17/10/2022

Uma das grandes dificuldades dos pesquisadores, principalmente dos mais jovens, é ter orientações seguras para a publicação de um trabalho científico em periódicos. Para tirar dúvidas e apresentar um roteiro que induza ao sucesso nas publicações, o XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ trouxe o representante da editora holandesa Elsevier, Sergio Vidal. O palestrante coordenou o treinamento Publicação acadêmica – conheça seus caminhos, para cerca de 230 inscritos. A Elsevier é uma empresa especializada em conteúdo científico, técnico e médico, sendo considerada uma das seis empresas de publicação científica mais importantes no mundo.

Com a experiência de trabalhar por anos com editores das mais diferentes publicações, Sergio Vidal dividiu sua apresentação em três partes: o processo editorial, o desenvolvimento do manuscrito e a submissão do mesmo às publicações científicas. Em toda explanação, apresentou detalhes de seu “roteiro”.

Ao falar do processo editorial, recomendou que os pesquisadores fiquem atentos a dois personagens importantes: o editor e os revisores. “O editor é o responsável por toda a publicação, sendo personagem central do processo editorial. Já os revisores são cientistas como vocês (pesquisadores), estão ali para colaborar”. Explicou também os tipos de revisão por pares.

Na segunda parte do treinamento, Vidal apresentou com detalhes cada uma de suas recomendações: “saiba antes de escrever – veja por diversas perspectivas”; “escolha o tipo certo de periódico e artigo”; “use o processo certo para escrever seu artigo”; “esteja atento ao idioma escolhido”; “fique certo de que o artigo esteja atualizado e no conteúdo certo”; “use a estrutura correta para o artigo”; e, finalmente, “esteja preparado para as perguntas dos orientadores”. Um conselho primordial dado por ele: os pesquisadores, em todas as fases, devem sempre seguir o que determina o “guia para autores”, disponibilizado pelo corpo editorial das publicações.

Para a submissão de um trabalho, o autor deve estar atento à integridade do manuscrito, preparar resumos gráficos e destaque da pesquisa, escrever a carta de apresentação.