VI Encontro de Cordas Flausino Valle inscreve até 7/11

Publicada em 20/10/2022

Até o próximo dia 7, estão abertas as inscrições para o VI Encontro de Cordas Flausino Valle (VI ECFV). Realizado pela primeira vez em São João del-Rei, de 12 a 15 de novembro, o evento busca conjugar as áreas da pedagogia de instrumentos, performance e ensino coletivo de cordas friccionadas (violino, violoncelo e viola de orquestra).

O Encontro, que integra a programação da Semana Acadêmica do Curso de Música, oferecerá oficinas desses instrumentos e de práticas de conjunto, com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento e compartilhamento de experiências entre os alunos participantes. Contará ainda com uma série de palestras e mesas-redondas sobre diversos temas da área musical, aberta a todos os alunos.

Grandes violinistas
O VI ECFV homenageia Flausino Rodrigues Valle (1894-1954), violinista, compositor e professor do Conservatório Mineiro de Música, em Belo Horizonte. Natural de Barbacena (MG), Flausino hoje é considerado um dos grandes nomes do violino no país.

O VI Encontro foi idealizado por professores das universidades federais do Acre (UFAC) e do Ceará (UFC). Nesta edição, traz parcerias da UFSJ – por meio do Programa de Extensão Pequenos Grandes Violinistas e da Semana Acadêmica – e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A coordenação é dos professores Liu Man Ying (UFC), Dora Utermohl de Queiroz (UFC/ Universidade de Aveiro), Leonardo Feichas (UFAC), Sofia Leandro (UFSJ) e Carlos Aleixo (UFMG).

Como se inscrever e participar
O evento é gratuito. Para participar das oficinas e palestras, o interessado deverá se inscrever por meio deste formulário eletrônico. As oficinas e palestras presenciais terão vagas limitadas, respeitando a ordem da inscrição. O Encontro será parcialmente transmitido via YouTube.

Toda programação de apresentações musicais será de livre acesso público, respeitando o limite de lotação dos espaços de sua realização.

Texto: Grabiella Canuto (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli