Nota de apoio à ministra Cármen Lúcia e à deputada federal Marina Silva

Publicada em 24/10/2022

O Conselho Universitário da UFSJ aprovou, por unanimidade, na tarde desta segunda, 24, nota de repúdio à agressão sofrida pelas duas autoridades no final de semana. A seguir:

A Universidade Federal de São João del-Rei vem expressar, publicamente, seu repúdio às manifestações misóginas e odiosas das quais foram alvo a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e a ex-ministra e deputada federal eleita, Marina Silva. Eivados do mais profundo preconceito de gênero e desmedida agressividade, ambos os casos foram registrados durante o final de semana e tiveram como fulcro o posicionamento político das duas mulheres e figuras públicas e institucionais ante à barbárie que grassa pelo país.

Nós, da UFSJ, reiteramos nosso posicionamento contundente e inarredável contra a intolerância, seja ela de qualquer ordem; contra a disseminação do ódio; e contra invectivas machistas que buscam atentar na direção da honra e da dignidade das mulheres e de qualquer pessoa.

É fundamental, principalmente nesse momento em que a Nação decide seu futuro, que garantamos os princípios da civilidade, da urbanidade, do diálogo, dos direitos e garantias fundamentais e da Democracia.

Como instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, a UFSJ luta e continuará cerrando fileiras para que a Educação seja um patrimônio de todos e todas, com qualidade, solidariedade e cidadania!

São João del-Rei, 24 de outubro de 2022