Simpósio nacional trata sobre a disputa eleitoral de 2022

Publicada em 24/10/2022

Até o dia 1º de novembro, estão abertas as inscrições para o II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente. Neste ano, o evento ocorre de 9 a 11 de novembro e terá como tema principal Eleições 2022: a disputa nas ruas e nas redes. As vagas são limitadas e sujeitas à confirmação.

A programação do Simpósio será unificada com a do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. De maneira presencial, serão promovidas mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos.

O diretor-geral dos dois eventos, professor Luiz Ademir de Oliveira, defende que participar de um congresso científico desse tipo é uma grande oportunidade para refletir e debater sobre pautas importantes e contemporâneas. “A política está no nosso dia a dia”, pontua.

Mesas temáticas
Nos três dias de evento, a partir de 19h, mesas-redondas com docentes, jornalistas, pesquisadores e políticos debatem assuntos ligados à temática geral. Na quarta-feira, 9, a pauta é O panorama das eleições. No dia seguinte, 10, Expectativas para o novo governo. Já na sexta, dia 11, a mesa de encerramento será sobre a ligação entre Comunicação, política e gênero.

Oficinas práticas
Ao todo, sete oficinas serão realizadas durante o II Simpósio Nacional de Comunicação Política e II Congresso Comunica Vertentes. A Comissão Organizadora levantou alguns tópicos relevantes na atualidade para a área de Comunicação e convidou profissionais especialistas nas respectivas áreas de atuação.

Entre os temas dessas atividades, estão incluídas, por exemplo, práticas de telejornalismo e
fotografia; apontamentos sobre documentário e gênero e mídia e política; a importância da gestão de marca para o marketing; e desenvolvimento de criatividade por zine e dos primeiros passos na escrita. “A ideia das oficinas é proporcionar um pouco do conhecimento prático a partir do contato com nomes que possuem experiência na Comunicação”, comenta o egresso do curso de Jornalismo da UFSJ, Arthur Raposo Gomes, doutorando em Comunicação na UFJF, que está colaborando na organização do Simpósio e do Congresso.

Grupos Temáticos e publicação de livro digital
Até a próxima segunda, 31, a Comissão Organizadora recebe submissão de trabalhos a serem apresentados em um dos nove Grupos Temáticos (GTs). O texto deve seguir as orientações de formatação que constam neste link. Pode ser um artigo completo (entre 10 e 17 páginas, ou até 40 mil caracteres) ou um resumo expandido (com, no mínimo, 5 páginas ou 10 mil caracteres), mas não precisa ter relação com a temática geral do Simpósio Nacional.

“Existem grupos para pesquisas de diferentes linhas: Comunicação e Gênero; Comunicação Política e Eleitoral e Campanha Permanente; Comunicação e Grupos Minorizados; Estudos Interdisciplinares em Comunicação; Estudos de Linguagem e Comunicação; Comunicação, Saúde e Pandemia da Covid-19; Estudos em Jornalismo; Cultura das Mídias e Ficção Seriada. Trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação”, elenca Luiz Ademir, que reforça a diversidade quanto às perspectivas de estudos abordados.

Comunicação e Gênero; Comunicação Política e Eleitoral e Campanha Permanente; Comunicação e Grupos Minorizados; Estudos Interdisciplinares em Comunicação; Estudos de Linguagem e Comunicação; Comunicação, Saúde e Pandemia de Covid-19; Estudos em
Jornalismo; Cultura das Mídias e Ficção Seriada; Trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação.

Quem enviou, inicialmente, o resumo expandido à apresentação no respectivo GT terá até o dia 29 de janeiro de 2023 para encaminhar o trabalho completo. Os textos que forem submetidos, aprovados e apresentados serão publicados como e-book. “Apesar de ser uma programação enxuta, com apenas três dias, está muito completa. Estamos com boas expectativas para as reflexões feitas a partir das atividades. Será muito bom!”, finaliza Luiz Ademir.

Sobre a organização
Neste ano, a iniciativa dos eventos conta com uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social (Dcoms) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) da UFSJ com o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP).

A Comissão Organizadora é formada por docentes da UFSJ, UFJF e UNIP, e por estudantes de graduação e pós-graduação dessas instituições.

Serviço
Todas as informações quanto aos valores de inscrição, normas de submissão, programação e quem são os palestrantes e ministrantes de oficinas estão publicadas no site www.comunicapolitica2022.com ou também nas redes sociais:

Instagram: @comunicavertentes (instagram.com/comunicavertentes)
Facebook: /comunicavertentes (facebook.com/comunicavertentes)
Instagram: @simposio.comunicapolitica (instagram.com/simposio.comunicapolitica)
Facebook: /simposio.comunicapolitica (facebook.com/simposio.comunicapolitica)

A Comissão Organizadora reforça que, para garantir a devida certificação, é preciso a realização das duas etapas de inscrição, conforme descrito no site: além de preencher o formulário geral de inscrição, é preciso preencher e efetuar a taxa de pagamento.

A primeira edição do Simpósio Nacional de Comunicação Política ocorreu em março de 2019, nas dependências da Faculdade de Comunicação da UFJF. A intenção era realizar esta edição dois anos depois, mas o evento foi adiado por causa das normas de segurança decorrentes da covid-19. O Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes é mais recente. A primeira edição foi realizada em 2021, de maneira on-line.


Com informações da assessoria do Simpósio