Egresso participa das comemorações dos 50 anos do curso de Psicologia

Publicada em 26/10/2022

Neste ano, o curso de Psicologia completa 50 anos de implantação. Anterior à UFSJ, que nasceu em 1987, essa graduação formou gerações de profissionais e seu surgimento foi fruto do trabalho missionário dos religiosos salesianos que aqui fundaram o Instituto de Psicologia e Pedagogia em 1952. Uma série de eventos serão realizados pelo Departamento de Psicologia (DPSIC) para celebrar a data.

Dentre eles, a palestra do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodolfo Luiz Leite Batista, que vai apresentar, dia 7 de novembro, às 19h, no Museu Regional de São João del-Rei, seu livro Para orientar a juventude: a construção de um projeto salesiano de Psicologia Escolar e Educacional.

O autor é graduado e mestre em Psicologia pela UFSJ e doutor em Educação pela UFMG. Segundo ele, esse trabalho é resultado de suas pesquisas de mestrado e doutorado. Um destaque é que o livro aborda os antecedentes da criação do curso de Psicologia em São João del-Rei em 1952, discutindo as concepções daquela época, quando se debatia no Brasil a profissionalização dos psicólogos.

Confira, abaixo, breve sinopse do livro, elaborada pelo autor:

Para orientar a juventude: a construção de um projeto salesiano de Psicologia Escolar e Educacional apresenta o processo de constituição e disseminação de uma Psicologia Escolar e Educacional a partir de instituições de ensino e pesquisa de Itália e Brasil entre as décadas de 1930 e 1960. Em uma narrativa baseada em documentos inéditos e amplamente ilustrada com fotografias da época, esse livro analisa aspectos sociais que permitiram a construção de uma rede de sociabilidade de conhecimento científico entre intelectuais brasileiros e italianos, bem como detalha as diferentes concepções de Educação, Pedagogia e Psicologia engendradas em meio a leituras do neotomismo e da Escola Nova e aos debates pela profissionalização da Psicologia. Esta obra debate a proposição de uma educação integral da juventude em contexto escolar e a aplicação de conhecimento psicológico para a resolução de problemas educativos. Baseada na história social do conhecimento, esclarece aspectos contemporâneos das relações entre Educação e Psicologia em contexto brasileiro e internacional e amplia a produção especializada em História da Psicologia. Este livro é um convite a educadores, historiadores, professores, psicólogos e demais interessados a aprofundar sua compreensão acerca da atuação de grupos de conhecimento em favor da orientação, escolarização e educação da juventude.”