UFSJ saúda o povo brasileiro pelo exercício da democracia

Publicada em 31/10/2022 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei vem agradecer a cada um dos 124 milhões, 252 mil e 796 brasileiras e brasileiros que depositaram nas urnas, nesse 30 de outubro, o seu voto e, junto a ele, seus desejos e esperanças.

Esta, sem dúvida, foi a mais disputada e importante eleição de todos os tempos. Um processo difícil, acirrado, num país cindido pelo ódio, onde instituições e a própria Constituição foram testadas ao limite diante de dois projetos político-ideológicos diferentes.

Num movimento pendular, vivenciamos dias de ansiedade, medo, angústia e descrença, que se alternavam com a esperança de um novo tempo, solidariedade, fé e amor.

Como instituição pública de ensino, a UFSJ não ficou alheia. Naquilo que procuramos fazer de melhor – o ensino, a pesquisa e a extensão –, reafirmamos nosso trabalho cotidiano, com mostras inequívocas da nossa importância e participação para a promoção do bem-estar de toda sociedade.

Sabemos que serão grandes os desafios. A fratura social está exposta. A economia dá sinais de saturação. Programas sociais e políticas públicas de inclusão social necessitam de reabilitação e incentivo. Rogamos para que haja entendimento entre o nosso povo, entre nossos governantes, presentes e futuros, e desejamos que a Educação, a Ciência e a Tecnologia, que são nossos campos de atuação, contribuam nesse sentido.

Mesmo diante de tantos desafios e precariedades, seguimos convictos do apreço pela Democracia e pelo Estado Democrático de Direito, sem os quais não é possível um projeto de Nação que congregue a todos e a todas. E é por isso que hoje, mais uma vez, saudamos àqueles e àquelas que participaram desse processo, no qual o grande vencedor foi o povo brasileiro.

Parabenizamos ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, grande responsável pela expansão da UFSJ, por meio do Reuni, e desejamos que mais e mais programas de incentivo à educação e ao desenvolvimento, dentre muitos outros, possam beneficiar a sociedade brasileira e fazer ascender o Brasil ao lugar de referência mundial em termos de bem-estar social, economia, saúde, educação e civilidade.


São João del-Rei, 31 de outubro de 2022