Programas de pós-graduação com inscrições abertas na UFSJ

Publicada em 03/11/2022 - Fonte: ASCOM

A UFSJ oferece diversos cursos de pós-graduação. Acompanhe, a seguir, aqueles que estão recebendo inscrições, e como fazer para se candidatar a uma das vagas. Neste link, você pode acessar diretamente as páginas do programas de pós: nelas, são publicados, a cada seleção, os requisitos para se candidatar.

PPGCA
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre edital para pós-doutorado: uma vaga, com duração de 24 meses, para atividades na área de concentração em Produção Vegetal, Pós-colheita de Frutos e Hortaliças, Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos em Alimentos de Origem Vegetal. A atuação se dará no projeto Avaliação da diversidade genética com base na produtividade, rendimento e qualidade dos frutos de espécies nativas do Cerrado: cagaita, baru e pequi. O processo de seleção será presencial, perante comissão de três professores do PPGCA, que vai analisar currículo e plano de trabalho. Inscrições até 6 de novembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O edital do processo seletivo pode ser consultado aqui.

PPGEOG
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) abre vagas para mestrado, com início no primeiro semestre de 2023. As inscrições vão até 10 de novembro, exclusivamente pelo SIGAA. A oferta entre as linhas de pesquisa é a seguinte: 12 vagas para Dinâmica das paisagens tropicais; sete vagas para Dinâmica do espaço rural e urbano; e uma vaga para Formação de professor e educação geográfica. De acordo com o edital, as avaliações do processo seletivo serão realizadas em três etapas: análise do pré-projeto de pesquisa, prova instrumental de conhecimento em língua estrangeira, análise curricular.

RESENF e REMSA
A Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) torna público o Edital nº 001 para seleção de candidatos aos programas Residência Profissional em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (RESENF) e Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA), com início em março de 2023. São seis vagas em cada um dos programas, distribuídas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia. O valor da bolsa é de R$ 4.106,09 e carga horária de 60h semanais, de segunda a sábado. As inscrições, com taxa no valor de R$ 200, vão de 21 a 25 de novembro, exclusivamente pelo e-mail processoseletivo@ufsj.edu.br. O prazo para solicitar isenção dessa taxa é dias 10 e 11, via e-mail, para candidatos inscritos no CadÚnico ou que pertençam a famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Resultado final da seleção será divulgado em 22 de dezembro de 2022.

Texto: Dávila Martins (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli