Vacinação contra meningite é ampliada para universitários e trabalhadores da educação

Publicada em 04/11/2022

Com o crescimento dos casos de meningite no país e a cobertura vacinal ainda longe de alcançar a meta, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais anunciou uma nova campanha de vacinação, desta vez ampliando o público.

Poderão ser vacinados a partir desta quinta, 3 de novembro, contra a meningite C, jovens e adultos de 16 a 30 anos, estudantes universitários e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior/técnico e da saúde.

Em São João del-Rei, o público-alvo, inclusive alunos e trabalhadores da UFSJ, já pode procurar as unidades de saúde para se vacinar.

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação desde 2010 e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

A meningite C é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença. De 2010 para cá, o número de casos de meningite C caiu quase quatro vezes.