UFSJ assina convênio com a Universidade Nacional de Catamarca

Publicada em 04/11/2022 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei assinou, na manhã desta quinta, 3, convênio de colaboração com a Universidade Nacional de Catamarca (UNCA), na Argentina. A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco, integrando a programação do Workshop do Programa de Bioengenharia e Universidade de Catamarca da Argentina e Ciclo de Palestras da Linha de Pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais.

O evento contou com a presença da reitora em exercício, Rosy Ribeiro; do diretor de Tecnologia e Ciências Aplicadas da universidade portenha, Carlos Humberto Sávio; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni; e da assessora de Assuntos Internacionais, Liliane Sade. Também estiveram presentes o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE), Antônio Márcio Rodrigues, e o organizador do evento, professor Antônio-Carlos Guimarães de Almeida.

Rosy Ribeiro agradeceu a Universidade de Catamarca e destacou que a parceria firmada honra e envaidece a UFSJ. “Durante a pandemia, atestamos a importância da universidade pública, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no combate à doença. Não foi um período fácil, mas o trabalho de excelência desenvolvido pelo PPBE representou a conquista da nota 6 na avaliação da Capes. E é com orgulho que assinamos esse convênio, que será de significativa relevância, representando o fortalecimento de ambas as instituições por meio da cooperação e da internacionalização das pesquisas.”

O professor Carlos Humberto Savio, representante da Universidade de Catamarca, agradeceu pela possibilidade de celebrar o acordo com a UFSJ, o qual permitirá o intercâmbio entre as instituições. “Gostaria também de deixar as portas abertas para que possamos trabalhar convênios específicos em outras disciplinas, incentivando a troca de conhecimentos entre alunos, docentes e pesquisadores. As novas tecnologias permitem que trabalhemos a distância e realizemos ainda mais atividades de maneira conjunta. A parceria irá nos ajudar a superar fronteiras e aprimorar as pesquisas e o ensino de forma universal.”

De acordo com o pró-reitor André Baldoni, a pós-graduação da UFSJ, após um período de expansão, passa por um momento de fortalecimento dos programas e essa parceria bilateral trará diversos benefícios para as duas instituições. “O convênio permitirá a melhoria da formação dos pesquisadores, a possibilidade da dupla titulação, contribuições com os processos de avaliação e planejamento dos programas, o fomento ao desenvolvimento de pesquisas mais robustas e inovadoras, entre outros ganhos. Desejo o engajamento de técnicos, docentes e estudantes, para que sejam catalisadores de produtos provenientes desse acordo.”

Para a assessora Liliane Sade, é importante que as universidades se unam por um trabalho conjunto em favor da Ciência, por meio de alianças acadêmicas de pesquisadores de diferentes países que se comprometam com a valorização da pesquisa. “Essa parceria nos enche de orgulho e atesta a qualidade que o Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ possui nos âmbitos nacional e internacional. O que nos une hoje é a vontade de trabalharmos juntos, contribuindo para o fortalecimento da internacionalização das nossas instituições e da Ciência.”

Conteúdos ministrados
O Workshop do Programa de Bioengenharia e Universidade de Catamarca e o Ciclo de Palestras da Linha de Pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais trouxeram uma programação com diversos conteúdos e apresentações culturais. O professor da UNCA, Carlos Humberto Savio, compartilhou com o público os Desafíos del proceso de internacionalización de la UNCA (Universidad Nacional de Catamarca) en el contexto latinoamericano post pandemia.

O público teve ainda a oportunidade de assistir a palestras do diretor da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, professor Fúlvio Alexandre Scorza, e do diretor do Instituto de Sistemas Complexos do SENAI/CIMATEC – Bado, professor Marcelo Moret.

Valorização da cultura
A música ganhou destaque na programação do evento. Os alunos do curso de Música da UFSJ marcaram presença na cerimônia de abertura, apresentando o Hino Nacional cantado e acompanhado de violões, flauta e pandeiro. Os estudantes ainda interpretaram as canções Carinhoso, de Pixinguinha, e Lamentos, de Pixinguinha e Vinicius de Moraes. O grupo reunia Maria Letícia (voz), Camilla Hellen (violão), Rê Santos (violão e viola caipira), Polyana Ribeiro (flauta) e Gabriel Furtado (percussão).

Para encerrar o evento, o musicista Tom Almeida se apresentou em noite de jazz no Theatro Municipal de São João del-Rei.