Psicologia UFSJ celebra 50 anos com eventos variados

Publicada em 04/11/2022

De 7 a 11 deste mês, uma série de eventos comemora os 50 anos da implantação do curso de Psicologia oferecido pela Faculdade Dom Bosco, instituição que deu origem à atual UFSJ. Para celebrar data tão importante, uma comissão de professores do Departamento e estudantes programou uma série de eventos, integrados à Semana de Psicologia 2022. A programação completa está disponível nesta página.

Palestra, selo e e-book
Após a sessão de abertura, às 19h, no Teatro do Campus Santo Antônio, com a presença do reitor Marcelo Andrade, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodolfo Luiz Leite Batista, palestrará sobre o tema Do Laboratório ao Curso de Psicologia: perspectivas históricas da profissionalização da Psicologia em São João del-Rei. Na ocasião, o autor apresentará seu livro mais recente, Para orientar a juventude: a construção de um projeto salesiano de Psicologia Escolar e Educacional. Rodolfo Barbosa é graduado e mestre em Psicologia pela UFSJ e doutor em Educação pela UFMG. Seu livro é resultado de pesquisas no mestrado e doutorado e debate as concepções acerca do trabalho do profissional de Psicologia na época da instalação do curso em São João del-Rei.

No mesmo evento, será também lançado o selo comemorativo dos 50 anos do curso. O símbolo foi escolhido a partir de concurso realizado pela comissão organizadora do jubileu. O anúncio oficial e premiação do vencedor será realizado na cerimônia de abertura.

Já no dia 11, às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco, está previsto lançamento do e-book 50 anos de Psicologia da UFSJ (1972-2002): algumas histórias, seguido de palestras de encerramento com os professores do Departamento de Psicologia (Dpsic), João Bosco de Castro Teixeira e Valéria Kemp. O e-book tem 159 páginas, divididas em capítulos escritos por professores e alunos do curso, os quais tratam de momentos pontuais da história, como a época da Funrei e a criação dos diversos laboratórios do Dpsic. A comissão organizadora do e-book inclui os professores Adriana Guimarães Rodrigues, Alessandra Pimentel, Celso Tondin, Dener Luiz da Silva, Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Maria Nivalda de Carvalho Freitas, Mário César Rezende Andrade, Rodolfo Luiz Leite Barbosa e Rosângela Maria Camarano Leal.

De acordo com a professora Maria Nivalda, a importância do e-book reside no fato de que este resgata memórias do curso, até anteriores à criação em 1952. “É o resgate de uma formação em São João del-Rei, que foi precursora do ensino de Psicologia no Brasil. Ao mesmo tempo, o e-book mostra a força da educação e da universidade pública “, define a docente.

Comissão do Jubileu
Coordenada pela professora Cláudia Márcia Miranda de Paiva, a “Comissão do Jubileu” é formada pelos professores Isabela Lima, Walter Melo Júnior, Wilson Camilo Chaves e conta com apoio do chefe do Dpsic, Roberto Pires Calazans Matos, da secretária do Departamento, Ludmila Abritta, e dos alunos do Centro Acadêmico da Psicologia. “A comissão foi formada há seis meses, com o objetivo promover ações para recontar essa história, reconhecendo o papel fundamental daqueles que nos antecederam para o curso de Psicologia”, explica Cláudia.

Segundo a docente, a Psicologia, desde os seus primórdios filosóficos, até seu advento científico, possui uma importância fundamental para a discussão dos mais variados temas demandados pela cultura e das ciências em geral. “As práticas de ensino, pesquisa e extensão possuem uma interação muito forte. Ensino e extensão se apoiam na base sólida da pesquisa de qualidade. Nesse sentido, o curso de Psicologia da UFSJ está em constante reestruturação para ajudar a responder às reflexões de cada época e de cada lugar como, por exemplo, a importância da Psicologia em contextos de crise, como na pandemia e os efeitos psicossociais do racismo em Minas Gerais e no Brasil, tanto em nível de pesquisa, quanto de ensino e extensão”, reflete.