4º Festival de Invenção e Criatividade nesta semana, no CSA

Publicada em 16/11/2022

O 4º Festival de Invenção e Criatividade (UAI-FIC Vertentes) será realizado nos próximos dias 18 e 19 de novembro. O Campus Santo Antônio (CSA) recebe a programação gratuita que visa divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem criativa em ambientes educacionais formais e não-formais de todo o país. O evento é promovido pelo Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa da UFSJ, projeto apoiado pelo MIT Media Lab e pelo Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, o CyRoS.

De acordo com o organizador do FIC, o professor Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ, Eduardo Bento Pereira, “educadores, gestores, estudantes e seus familiares terão a oportunidade de vivenciar experiências, trocar ideias e conhecer ferramentas que incentivem práticas educacionais mais lúdicas, significativas, colaborativas e mão-na-massa.”

O primeiro dia do FIC é exclusivo para professores, graduandos e pós-graduandos, relacionados às áreas de Licenciatura, Pedagogia ou Educação. Para participar, basta preencher o formulário. O evento irá oferecer oficinas de Aprendizagem Criativa e Tinkering, trazendo para o público a oportunidade de conhecer técnicas como sombra e luz, stop motion, microbit, entre outras. As atividades serão realizadas nas salas 1.07, 2.09 e 2.01 do CSA.

Já as atrações do dia 19 estarão abertas a toda comunidade, que pode se inscrever neste link. A programação do segundo dia do FIC tem lugar na Biblioteca do CSA, que receberá o Cantinho Mão-na-Massa, a Mostra de Trabalhos e a Mostra Interativa.

Programas de extensão
O 4º Festival de Invenção e Criatividade é um evento que integra as atividades do Programa de Bolsas de Extensão (Pibex), reunindo as ações promovidas por dois programas: Vertentes criativo: integrando educação e arte por meio da interação dialógica para a aprendizagem criativa e Ciências cognitivas e artes aplicadas à promoção e desenvolvimento de tecnologias para educação inclusiva e integral.