UFSJ vence o Prêmio Capes Elsevier 2022 na categoria Produção Científica de Maior Impacto

Publicada em 21/11/2022

“Essa conquista é de todos!” Foi o que afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, ao analisar a vitória da UFSJ na categoria Produção Científica de Maior Impacto do Prêmio Capes Elsevier 2022.

O resultado foi comunicado à instituição na última sexta-feira, 18. Esta é a quarta edição do Prêmio, cujo principal objetivo é reconhecer a produção científica de pesquisadores, instituições e universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de avaliação de produção científica e métricas, o SciVal, da Elsevier. Na categoria em que a UFSJ foi premiada em primeiro lugar no Brasil, foram combinadas duas métricas: Output in 10% citation percentiles e Publications in Top 10% journal percentiles by cite score percentile.

As categorias estipuladas pelo Prêmio foram: Impacto da Colaboração Internacional; Crescimento da Produção Científica; Colaboração Universidade-Empresa; Contribuição para a Pesquisa de Covid-19; Produção Científica Citada em Políticas Públicas e Produção Científica de Maior Impacto, na qual a UFSJ saiu vencedora.

Premiação e magnitude
De acordo com o professor Baldoni, a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 deste mês, no auditório do Espaço Anísio Teixeira (Edifício Capes), em Brasília (DF). “Essa conquista é de magnitude e abrangência nacional, já que incluiu todas as instituições acadêmicas do Brasil e representa o reconhecimento do trabalho de toda a comunidade acadêmica da UFSJ”, afirma o pró-reitor.