Indetec conquista certificação nacional para novos empreendimentos

Publicada em 21/11/2022 - Fonte: ASCOM

A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da UFSJ (Indetec) passou por um processo de avaliação para a certificação no Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) e foi aprovada como CERNE 1. O Sebrae Minas e a Rede Mineira de Inovação custearam todo o processo de pré-auditoria de preparação da Incubadora.

“Esse resultado é o trabalho de toda uma equipe, da servidora Moema Santos, dos bolsistas e estagiários. A gestão do reitor Marcelo Andrade e da vice-reitora Rosy Ribeiro, junto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, nos deram o apoio necessário para que pudéssemos chegar a essa certificação. Agora temos procedimentos com boas práticas, e conseguimos prestar um serviço melhor para nossas empresas incubadas, de forma a se tornarem empresas mais competitivas e bem colocadas no mercado”, analisa o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec/UFSJ), Paulo Granjeiro, ao qual a Indetec está vinculada.

O CERNE é um modelo de certificação para incubadoras de empresas desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Das 363 incubadoras do Brasil, somente 20 são certificadas.

Trata-se de uma plataforma que visa à promoção de uma melhoria relevante nos resultados dos ambientes de inovação (incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras, hubs) de diferentes setores de mercado. As melhorias estão ligadas à transparência, à padronização dos processos, à ampliação da quantidade e da qualidade dos empreendimentos e ao aumento da taxa de sucesso da incubadora.

Metodologia CERNE
Em função da complexidade e do número de processos chave a serem implantados, o CERNE foi estruturado como um “modelo de maturidade” da capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores de sucesso. Para isso, foram criados quatro níveis crescentes de maturidade.

O CERNE1 visa prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios. A lógica escolhida para estruturar os níveis de maturidade foi organizá-los a partir de “eixos norteadores”: empreendimento, incubadora, rede de parceiros e melhoria contínua (inovação). Cada um desses níveis de maturidade é acumulativo, ou seja, para implantar o CERNE 2, a incubadora precisa ter implantado as práticas do CERNE 1 e assim por diante, até o CERNE 4.

A Indetec
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da UFSJ promove o apoio necessário para transformar uma ideia em novos produtos, serviços e processos, ou seja, auxilia na criação de uma empresa concreta, viável e capacitada a atender à região, outros estados e exterior.

É uma incubadora mista, com infra-estrutura composta de instalações físicas e de recursos humanos voltados para o crescimento de empresas de base tecnológica e tradicional. Desta forma, a Indetec busca atender aos setores econômicos regionais tradicionais, quanto à necessidade de desenvolver novos produtos, processos e serviços para se manterem competitivos no mercado e também estimula o desenvolvimento de tecnologias voltadas para as demandas regionais.

Junto a suas parceiras, a Indetec ministra cursos de qualificação, com foco em técnicas de trabalho que viabilizem a continuidade e crescimento das empresas incubadas. Assim, novos empreendimentos incubados incorporam, em seu processo produtivo, um elevado grau de conhecimento técnico, científico e gerencial, o que contribui para o fortalecimento da cultura empreendedora local.

A equipe da Indetec é formada por:
Paulo Afonso Granjeiro – Coordenador
Moema Guimarães Santos – Administradora
Josley de Paula Gonçalves – Bolsista (Engenharia Elétrica)
Letícia Lopes Silva – Bolsista (Ciências Biológicas)
Thayane Ferreira – Bolsista (Engenharia Mecânica)
Gabriela Rânia da Silva – Estagiária (Administração)
Melanie Steigleder Thomaz – Estagiária (Administração)