Oficina temática oferece reflexão e acolhimento a estudantes

Publicada em 21/11/2022 - Fonte: ASCOM

Terminou no dia 7 de novembro, no Campus Santo Antônio, e dia 26 de outubro, no Campus Alto Paraopeba, a oficina temática Emoções, Universidade e Rotina de Estudos. Coordenada pelas psicólogas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Christiane Guimarães de Aquino e Edneia Aparecida Batista, a iniciativa procurou abrir espaço para reflexão, acolhimento emocional e discussão de temas que impactaram a vida acadêmica dos estudantes no retorno às aulas depois do isolamento imposto pela pandemia.

Segundo Christiane Aquino, entre tantos desafios que os discentes tiveram que enfrentar com relação ao retorno às aulas presenciais, está “o impacto na rotina de estudos, a desmotivação, além de dificuldades no controle das emoções e gestão do tempo, dentre outras tantas queixas relatadas constantemente no acolhimento psicológico realizado por nós junto a eles.”

On-line e presencial
A oficina, com 10 horas de atividades, foi oferecida de forma on-line e presencial a 68 alunos inscritos dos diversos campi da UFSJ. O resultado foi bastante positivo para o grupo. “A participação na oficina foi extremamente importante para mim, pois a partir dela aprendi a aplicar diversas técnicas para otimização da produtividade e tempo de estudo e compreender o porquê da ocorrência de certas dificuldades com os estudos e a melhor forma de lidar com essa situação”, afirma o estudante de Engenharia Mecatrônica, Matheus Rodrigues Silva Maia (CAP).

Já a estudante do curso de Medicina, Thaís Fernanda de Souza, destaca que a oficina abordou de forma muito direta e pessoal os principais problemas enfrentados por toda uma geração de profissionais e estudantes. “O excesso de informações e atividades disponíveis nos meios digitais – como celulares, calendários digitais, Google Meet, agenda acadêmica e profissional –, mais nossa vida pessoal, acaba gerando uma carga de estresse tão grande que a possibilidade de saber administrar tudo isso é a grande sacada dessa oficina”, aponta Thais.

Próximas edições
De acordo com as coordenadoras da oficina, a intenção é oferecê-la semestralmente. “Acreditamos que ela muito contribuirá para a organização de rotinas de estudos mais efetivas e principalmente para a saúde mental dos nossos estudantes”, justifica Edneia. A psicóloga recomenda aos estudantes que fiquem atentos à divulgação da próxima edição da oficina pela Proen.