2ª Competição de Carrinhos de Rolimã é realizada no CSA

Publicada em 22/12/2022

A 2ª Competição de Carrinhos de Rolimã da UFSJ foi realizada, na última sexta-feira, 16, pelo curso de Engenharia Mecânica, no Campus Santo Antônio. A atividade faz parte da disciplina de Dinâmica, ministrada pelo professor Túlio Hallak, também responsável pela organização do evento. Além dos alunos de Engenharia Mecânica, a corrida contou com a participação de estudantes de Arquitetura e das engenharias Elétrica e de Produção.

Ao todo, cinco equipes marcaram presença na competição que teve como vencedora a "Reis da Savana" que conseguiu percorrer a maior distância com carrinho de rolimã. Esta edição teve parceria da loja sanjoanense Reis dos Rolamentos, que concedeu prêmios aos vencedores.

A expectativa do professor Túlio é que, nas próximas edições, haja um crescimento do número de equipes. “Competições de outras modalidades são realizadas ao longo dos anos,  como, por exemplo, carrinho movido a ratoeira, catapulta e estilingue. Esses projetos são fundamentais para o desenvolvimento do aluno de Engenharia, pois, além da criatividade, permitem a aplicação prática de conhecimentos desenvolvidos em sala de aula em um projeto realizado em grupo, o que estimula o trabalho em equipe. A motivação é essencial para formação do estudante que recebe uma carga teórica pesada ao longo do curso”, acrescenta o docente.

Texto: Dávila Martins (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)