Chamada interna para propostas de novos cursos de mestrado e doutorado

Publicada em 04/01/2023

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) publicou a Chamada Interna nº 001/2023 para seleção de propostas de cursos de mestrado e doutorado, visando o envio à Capes, segundo as regras do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN).

Conforme publicado em edital, as unidades acadêmico-administrativas têm até 10 de abril para apresentarem a proposta em versão digital, no endereço prope@ufsj.edu.br.

A proposta deve seguir o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFSJ e o Manual de Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN)/Plataforma Sucupira da Capes.

Submissões serão avaliadas em etapas. Inicialmente pela Prope, posteriormente pela Comissão Externa à UFSJ, em seguida pelo Conep e Consu, até serem submetidas à plataforma da Capes.

A seleção leva em consideração vários aspectos: adequação estrutural, elaboração coerente, número adequado de docentes e maturidade científica permanente, demonstrada nos três últimos anos.

Propostas que foram recusadas no último APCN deverão se adequar e/ou justificar, a partir do parecer recebido da Capes, para nova tramitação nos Conselhos Superiores da UFSJ.