UFSJ recebe Fabrizio Scarpa, pesquisador da Universidade de Bristol

Publicada em 11/01/2023

O pesquisador do Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Bristol (Inglaterra), professor Fabrizio Scarpa, visita o Brasil e, na segunda, 23 de janeiro, palestra na UFSJ sobre metamateriais. O evento acontece às 14h, no Auditório do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei. Necessário confirmar presença por meio deste formulário, para os certificados de participação.

A visita técnica tem por objetivo fortalecer a parceria entre o Bristol Composites Institute e o CITeC/UFSJ. Ao longo da semana, outras reuniões e seminários serão realizados para discussão de resultados de projetos em andamento e novas colaborações.

Na UFSJ, a iniciativa é do Grupo de Pesquisa Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos – CITeC, que tem parcerias com diversas instituições e universidades do país e do exterior. As principais linhas de pesquisa envolvem compósitos de fibras naturais, compósitos laminados, particulados e híbridos, metamateriais, painéis-sanduíche, materiais modulares, geopolímeros, reaproveitamento de resíduos industriais e minerais, processo de furação de materiais não-convencionais.

Uma dessas parcerias do CITeC é com o professor Fabrizio Scarpa, um dos principais pesquisadores do Departamento de Engenharia Aeroespacial de Bristol, detentor de elevados índices de produção e de captação de recursos em projetos de pesquisa. A colaboração já rendeu mais de 70 artigos científicos em periódicos internacionais, envio de alunos de mestrado e doutorado da UFSJ para o Bristol Composites Institute e aprovação de projetos de pesquisa no Brasil e na Europa.

Em 2022, o Projeto Neurometa, submetido por Scarpa em parceria com instituições de quatro países – entre elas a UFSJ –, foi aprovado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council), garantindo recursos de aproximadamente R$ 15 milhões. O pesquisador explica que o projeto se concentra no desenvolvimento de materiais inteligentes (smart materials), que “poderão substituir muitas estruturas convencionais, principalmente em aplicações de transporte, cujas demandas por estruturas leves e otimizadas são cada vez maiores.”