UFSJ firma parcerias para implantar nova horta comunitária em Sete Lagoas

Publicada em 23/01/2023

A UFSJ está discutindo com parceiros a criação de uma nova horta comunitária em Sete Lagoas. A proposta é que a horta seja referência de sustentabilidade, em sistemas agroflorestais, com projetos de meliponicultura e aquaponia.

O projeto, explica a professora do Departamento de Engenharia Florestal da UFSJ, Elaine Cristina Teixeira, terá apoio técnico de alunos da Universidade, com orientação de docentes da instituição e também pesquisadores da Embrapa. A proposta deve ter, ainda, apoio da Epamig para projetos de pesquisa e extensão, e parcerias com a Prefeitura de Sete Lagoas, o SAAE/Sete Lagoas e a ONG Engenheiros sem Fronteiras.

Ações que incentivem o empoderamento feminino e a importância da mulher na geração de renda para as famílias também serão amplamente contemplados durante todo o projeto.

A horta atenderá especialmente a comunidade circunvizinha do bairro Itapuã II. Será implantada em área cedida pela UFSJ e Embrapa, e conduzida com os parceiros, promovendo interação entre a comunidade e a Universidade.

Reunião

Na quarta-feira, 18, a professora representou a UFSJ em reunião com representantes da Câmara Municipal de Sete Lagoas, da Cooperativa de Agricultores Familiares de Sete Lagoas e região (Coopersefa) e da Emater.

Elaine ressaltou que a parceria da Universidade possibilita apoio técnico e científico fundamental para a melhoria socioeconômica da comunidade. “Queremos contribuir para que o produtor consiga ter retorno econômico e independência financeira, buscando a soberania alimentar das famílias que forem atendidas tanto pelos programas da prefeitura, quanto da equipe técnica da Universidade”.

O presidente da Câmara, Caio Valace, demonstrou otimismo com a reunião. “Esperamos em breve colher frutos dessas articulações e consolidar essa política de apoio aos pequenos produtores, inclusive os da agricultura familiar de Sete Lagoas”, finalizou.

Saiba mais sobre as novidades do Campus Sete Lagoas da UFSJ: https://ufsj.edu.br/csl/informativo.php

Veja, também, matéria sobre a reunião na Câmara: https://bit.ly/3ku7q1o