Jornal destaca a importância do xadrez e entrevista enxadrista da UFSJ

Publicada em 27/01/2023

Você já parou para pensar sobre a importância do xadrez para o desenvolvimento de crianças e adolescentes? Ou mesmo para qualquer outra fase das nossas vidas?

O xadrez é tema de destaque do jornal Edição do Brasil, de Belo Horizonte (MG), desta semana (21 a 28 de janeiro). Quem explica sobre os desafios dos jogadores de xadrez, a participação feminina e os benefícios que o esporte pode trazer é a enxadrista Ana Gabriela Lobato Resende, aluna do curso de Música da UFSJ e professora de xadrez do projeto de extensão Xadrez nas Comunidades.

Na foto que ilustra o post, Ana está no Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido de 2022, disputado em Teresina (PI), quando alcançou a terceira colocação, levando para casa a medalha de bronze no feminino.

“Podemos ver o xadrez como uma ferramenta de incentivo aos estudos, mas também como uma forma de emprego ou renda no futuro”, acredita Ana Gabriela. A enxadrista explica que o projeto Xadrez nas Comunidades apresenta às crianças e adolescentes “um esporte que, para muitos deles, é novidade.”

“Também tentamos incentivar mais as meninas a praticarem xadrez, visto que a participação das mulheres é minoritária. Atualmente, no projeto, metade são alunas e achamos que isso pode aumentar a representatividade feminina no meio”, complementa.

A matéria completa pode ser lida no jornal impresso, encontrado nas bancas de Belo Horizonte, ou no link https://bit.ly/3ZUOXvf.

Para conhecer o projeto de extensão Xadrez nas Comunidades, da UFSJ, acesse www.instagram.com/xadreznascomunidades.