Ação global busca fixar mães pesquisadoras no trabalho científico

Publicada em 03/02/2023

Pesquisa realizada em nível mundial identificou que, após se tornarem mães, 34% das mulheres encontram dificuldades para desenvolver sua profissão, tendo em vista as “vicissitudes” do mercado de trabalho. Consequência: nos Estados Unidos, por exemplo, está comprovado que metade das mulheres que atuam no meio científico em áreas de Saúde e Ciências Biológicas acabam abandonando seus empregos poucos anos após se tornarem mães.

Uma iniciativa que reúne 18 organizações que representam milhares de mulheres cientistas em todo o mundo promove a ação global Womens in Science, cujo principal propósito é pressionar as agências de fomento de Ciência de todo mundo, que financiam os projetos de pesquisa, para que garantam oficialmente melhores condições de trabalho e oportunidades a essas mães pesquisadoras, promovendo a fixação delas no mercado acadêmico. Uma dessas organizações é o Parent in Science, que possui representação na UFSJ, cuja embaixadora é a professora Letícia Ribeiro de Paiva (Defim), Campus Alto Paraopeba.

Para ela, as barreiras são diárias e alarmantes, como a discriminação no mercado de trabalho, redução das oportunidades profissionais, a questão da licença maternidade e a falta de suporte para essas mães. “Nessa ação global nos juntamos para pressionar as agências de fomento. O que se espera é mais suporte financeiro, flexibilidade em relação a prazos e o trabalho remoto quando possível, por exemplo”, explica Letícia.

UFSJ
No âmbito da UFSJ, a pesquisadora ressalta que a instituição, dentro de suas possibilidades, tem demonstrado um cuidado na readequação de editais, contemplando as dificuldades das mulheres pesquisadoras. Mas é preciso muito mais por parte da comunidade. “É preciso ampliar a nossa voz. Essa não é uma questão só de mulheres, mas do meio científico e da sociedade. É necessário e urgente ampliarmos o debate dentro da instituição e para isso contamos com a participação de todos, qualificando nossa discussão.”

Como participar
Letícia recomenda que as pessoas procurem se informar a partir dos conteúdos da ação global, liderada pelo Mothers in Science. E para estar sempre acompanhando as ações e notícias sobre maternidade e ciência, acessem o site e as redes sociais do Parent in Science.

Leia Mais
https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8731
https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=9356
https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=9505