Repúblicas da UFSJ: aberto cadastro para hospedar intercambistas

Publicada em 03/02/2023 - Fonte: ASCOM

Todos os anos, a UFSJ recebe alunos estrangeiros que vêm estudar em nossos campi. Muitos desses alunos precisam de local para morar durante o período de intercâmbio. Com o objetivo de auxiliá-los nessa busca, a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) lança cadastro de repúblicas, pensionatos, casas de família e outros tipos de moradia.

Ao preencher o formulário, não há garantia de que algum aluno irá morar com você, nem que a vaga esteja reservada. O objetivo é concentrar informações para orientar os alunos que, posteriormente, e de acordo com seus interesses, entrarão em contato com os responsáveis pelas opções cadastradas.

O formulário atual é para cadastro de moradias em São João del-Rei, que podem ser masculinas, femininas ou mistas, não sendo necessário que os moradores falem uma segunda língua. Conforme necessidade, o cadastro pode ser aberto para outras cidades.

República Alambique
A República Alambique é uma das repúblicas que recebem intercambistas desde 2015. E já está cadastrada neste ano.

A Alambique foi fundada em 2009, é uma república tradicional que hoje abriga nove moradores. Marcus Paulo conta como é a experiência de receber intercambistas. “Nossa república desde sempre recebe pessoas de diversos lugares de Minas Gerais e de outros estados. E essa experiência fantástica foi uma maneira muito boa de aprendermos uns com os outros, e também dividir com os intercambistas a nossa vivência no Brasil. Queremos que o intercâmbio continue fazendo parte de nossa história!”

Outro ponto positivo que Marcus destaca é o aprendizado recíproco, principalmente o de outras línguas, aperfeiçoadas em conjunto. A troca cultural é mais um ganho, que traz um ambiente mais tolerante para todos os moradores.

Texto: Dávila Martins (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)