Mestranda da UFSJ é premiada em Portugal

Publicada em 07/02/2023

Aline Neli, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ (Pipaus), foi vencedora do Prêmio Fundação Eurasia 2022, da Academia Sino-Lusófona, Universidade de Coimbra, em Portugal.

O outro eu nas relações entre a Ásia e a Europa é resultado da participação da estudante no 2º Ciclo de Palestras sobre a Ásia e a Europa: diálogos. “O texto que escrevi é fruto do aprendizado que conquistei nas palestras incríveis sobre a Ásia e a Europa, que contou com a participação de palestrantes e estudantes de diferentes continentes e lugares do mundo”, ressalta Aline. O artigo pode ser lido neste link.

Ano passado, a estudante também foi contemplada por dois programas internacionais com duração de três meses. O curso Cuidados, género y derechos, com o apoio da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, na Argentina, faz parte do Programa Regional de Formación en Género y Políticas Públicas, e tem apoio da União Europeia. “Aprendi sobre o trabalho de cuidados na perspectiva da economia feminista de Corina Rodríguez Enríquez. Trabalhos que são invisibilizados, não remunerados ou pouco remunerados, pois há uma desigualdade estrutural na distribuição dos cuidados, principalmente nos países empobrecidos por múltiplos fatores, que geram impacto negativo na vida das mulheres, crianças e adolescentes”, explica Aline.

Cada integrante recebeu uma quantia em dinheiro e também recursos para a construção de um projeto concreto em prol da equidade de gênero em cada país ali representado: Brasil, Colômbia, Chile, Argentina e México.

O Programa en Liderazgo en Educación tem aliança com a Latin America Leadership Program, da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e visa formar lideranças jovens no campo da Educação, pensando em soluções para essa temática na América Latina e na construção contínua de dados que colaborem com pesquisas educacionais.

A estudante conta que neste programa atuou com jovens de 18 a 35 anos, da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Peru, México, Paraguai, Bolívia, El Salvador, Nicarágua, Chile, Equador, Uruguai, República Dominicana e Venezuela, com o objetivo de refletir e desenvolver propostas para a melhoria da educação da América Latina, construindo pontes integradoras para sua pesquisa acadêmica e produção artística.

Aline ressalta a importância dos prêmios pela Fundação Eurasia em parceria com a Universidade de Coimbra, por possibilitar a democratização de recursos e conhecimento, em tempos marcados por tantas crises socioambientais, econômicas, políticas e culturais. “Precisamos de mais iniciativas contínuas e abrangentes como essas, para que consigamos contribuir com a construção dialógica de uma nova cultura global, local e democrática, de relacionamentos, distribuição de renda, evidências científicas, criatividade, inclusão, participação social e respeito à biodiversidade.”