Assin divulga edital de bolsa para alunos estrangeiros da graduação

Publicada em 09/02/2023

O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do Ministério da Educação, oferece auxílio financeiro para a permanência de estudantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em instituições federais de ensino superior, com o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantenha acordos educacionais ou culturais.

A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin), convida os estudantes do PEC-G a se inscreverem no edital de seleção Nº 001/2023, para concorrerem à bolsa no valor de R$ 622,00. A vigência do auxílio financeiro será de março a dezembro deste ano.

De acordo com o coordenador do Programa, José Roberto Ribeiro, o auxílio visa “cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, sendo utilizado no custeio de moradia, transporte ou alimentação, condicionado ao bom aproveitamento acadêmico, contribuindo para que não haja evasão dos estudantes na UFSJ.”

Os participantes do PEC-G interessados na seleção, tem até 13 de fevereiro para o preenchimento do formulário eletrônico, disponível neste link. Serão disponibilizadas 15 bolsas para a UFSJ, segundo determinação do Ministério da Educação.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado até às 14h do dia 24 de fevereiro, e o resultado final, até 6 de março, na página do PEC-G.

PEC-G
O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em Língua Portuguesa.

São selecionadas, preferencialmente, pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.