III Encontro Técnico GEFIT aborda a sucessão soja-milho no cerrado

Publicada em 10/02/2023

Na região Central de Minas Gerais, plantar soja é uma atividade relativamente nova. Até bem pouco tempo, a tradição era o cultivo de milho irrigado e para silagem. Com a introdução da soja, os produtores do cerrado semeiam essa planta na primavera, colhem no verão e cultivam o milho para silagem entre o verão e o outono. Em termos agronômicos, essa alternância entre culturas é chamada de sucessão. Para debater e oferecer novas informações ao setor, acontecerá, no dia 10 de março, no Campus Sete Lagoas (CSL), o III Encontro Técnico sobre Sucessão Soja-Milho no Cerrado Mineiro – GEFIT/ UFSJ.

O evento é uma realização em parceria do Grupo de Estudos em Fitotecnia (GEFIT), Embrapa Milho e Sorgo e a Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS). A coordenação científica é do professor do CSL e líder do Grupo, Iran Dias Borges. No ano passado, o Encontro recebeu nada menos que 303 participantes. “Para essa edição, esperamos uma significativa participação de produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes de empresas do setor”, comenta Iran.

O tema central neste ano será Posicionamento de cultivares, uso de bioinsumos, sistemas de cultivo intensivo com altas produtividades. A intenção é transmitir conhecimentos, difundir tecnologias e inovações na adoção de sistema de produção soja-milho ou soja-sorgo, visando a atualizar e estimular atuais e novos produtores e profissionais, no uso de técnicas para o alcance de boas produtividades com sustentabilidade.

Segundo Iran, o evento contará com a presença de palestrantes destacados e atuantes no mercado de trabalho, na pesquisa e ensino do setor do agronegócio.

Informações mais detalhadas sobre a programação de palestras e inscrições neste link.