Você tem até 24 de março para se inscrever no XX Congresso de Produção Científica

Publicada em 08/03/2023

Começaram ontem, 7, e vão até o dia 24 deste mês, as inscrições para o XX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XX CPC). Universidade: transformação e territorialidade é o tema dessa edição, com apresentações presenciais em todos os campi, no período de 22 a 26 de maio. As inscrições podem ser feitas neste link.

O XX CPC estrutura sua programação em três grandes eventos: o XXIX Seminário de Iniciação Científica (SIC), a XX Semana de Extensão Universitária (Semex) e o IX Seminário de Iniciação à Docência (SID).

Novas parcerias
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, a expectativa é muito boa, no que diz respeito à qualidade das apresentações e do retorno presencial das atividades do Congresso. "Isso traz um ganho extraordinário, para além da execução da pesquisa científica: a possibilidade da vivência acadêmica que abre novas parcerias, trocas de saberes e complementa a formação científica e humanística dos participantes", destaca.

Para André Baldoni, o retorno presencial simboliza uma grande conquista da sociedade. "A pandemia vai ficando para trás, graças ao protagonismo da Ciência."

No momento de se inscrever, o pró-reitor recomenda que os pesquisadores estejam atentos às orientações disponíveis na página do evento. "E quando a programação completa estiver disponível, é importante que todos se programem para participar efetivamente das demais apresentações, pois é uma oportunidade de aprendizado e de se ter uma visão holística e panorâmica sobre a Ciência que produzimos."

Transformação e territorialidade
O tema do XX CPC, segundo o pró-reitor de Extensão, Chico Brinati, é um debate atual nas universidades: as pesquisas científicas e as transformações que estas promovem nas comunidades onde estão inseridas. "A escolha dessa temática vai ao encontro do momento histórico que vivemos de debater as transformações que a Universidade promove junto aos territórios em que ela atua. Assim, o CPC será espaço para discutirmos as pesquisas, o ensino e a extensão que fazendo e as transformações que estas provocam nas comunidades onde a UFSJ está inserida."

Confira, a seguir, os três eventos que compõem o XX CPC:

SIC
O Seminário de Iniciação Científica (SIC) prioriza a participação de alunos da UFSJ com trabalhos concluídos de Iniciação Científica. A apresentação no Congresso é parte dos compromissos assumidos pelo aluno e pelo orientador junto aos programas institucionais de Iniciação Científica da UFSJ e as agências de fomento. Para a avaliação dessas pesquisas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta com a participação da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e do Comitê Externo.

SEMEX
A Semana de Extensão Universitária (Semex) discute as oito áreas da extensão, por meio da exposição de trabalhos e de apresentações orais, e também premiando as experiências que mais contribuíram para a transformação da sociedade, pelo diálogo, pela troca de saberes e pela construção de novos conhecimentos, aliadas ao ensino e à pesquisa. A Semex não só estimula, amplia e aprofunda o debate sobre a prática extensionista, como posssibilita a oxigenação das atividades acadêmicas a partir do estabelecimento da relação entre a UFSJ (professores, alunos e técnicos administrativos) e a sociedade.

SID
O Seminário de Iniciação à Docência (SID) tem por objetivo divulgar para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa os trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFSJ e do Programa de Residência Pedagógica - RP/CAPES/UFSJ. Com a participação de professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFSJ, o evento vem promover o intercâmbio de experiências entre profissionais, professores da educação básica, graduandos e demais interessados na formação de professores.