UFSJ conquista novas bolsas de pós-graduação junto à Capes

Publicada em 16/03/2023 - Fonte: ASCOM

Após a Avaliação Quadrienal da Capes, em que metade dos programas de pós-graduação da UFSJ tiveram suas notas aumentadas, chegam à Universidade mais 46 novas bolsas, conquista que representa aumento de 23% no investimento na pós, que passa a dispor de 246 bolsas de pesquisa financiadas pela agência nacional de fomento.

Em termos de recursos financeiros, esse incremento representa um valor que supera R$ 7 milhões ao ano em bolsas para os pós-graduandos, ou seja, R$ 1,3 milhão a mais de investimento em relação a 2022, o que explicita a importância do apoio institucional e de toda a comunidade acadêmica para o crescimento da pesquisa e da pós-graduação. “Esse resultado é mais um indicador de que os coordenadores, secretários, docentes e discentes dos programas de pós, aliados ao apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, caminham na direção certa”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni.

Em março deste ano, a Capes fez a redistribuição de bolsas em todo o país, regulamentado pela Portaria n. 40 de 2023. Dentre os critérios considerados para distribuição das bolsas, destaca-se o IDH do município, a nota e quantidade de titulados em cada programa. Das novas bolsas destinadas à UFSJ, 33 vão para cursos de mestrado e 13 para os de doutorado.

O avanço na melhoria da qualidade da pós-graduação se reflete também sobre a ampliação de valores a serem liberados pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/Capes), que destina recursos para o financiamento das atividades da pós-graduação, em quantidade proporcional à nota de cada programa.

Para Baldoni, o clima é de comemoração! “Um resultado dessa magnitude só é possível graças ao trabalho articulado de todos ao longo dos anos. Para que continuemos nesse rumo, é importante seguirmos trabalhando juntos.” 

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)