Pergunta 1: O que é o Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 2: Quais são as modalidades do Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 3: Quais os critérios para definir se o estudante será atendido pelo programa de conectividade do MEC/RNP ou pela contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ?

Pergunta 4: Como o estudante terá acesso à internet através do programa de conectividade do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP)?

Pergunta 5: Fui contemplado no programa de conectividade MEC/RNP, mas encontro-me (ou moro) em local onde não é possível acessar a internet pelo celular, o que faço? Fico sem participar das aulas remotas?

Pergunta 6: Quais estudantes podem solicitar o Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 7: Como solicitar o Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 8: É necessário ter número de matrícula para solicitar o auxílio?

Pergunta 9: O estudante com deficiência pode solicitar auxílio para compra de recursos de acessibilidade para acesso ao Ensino Remoto Emergencial?

Pergunta 10: Não tenho computador e não tenho acesso à internet, posso solicitar as duas modalidades de auxílio?

Pergunta 11: Se o auxílio financeiro será disponibilizado, apenas, enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial ou enquanto não for realizada a migração para o programa MEC/RNP como farei contratos com as empresas prestadoras de serviços de internet se os contratos, normalmente, são firmados por um período mínimo de 12 meses?

Pergunta 12: É possível compartilhar a internet do meu celular para o notebook ou para o desktop?

Pergunta 13: Fui contemplado com o auxílio financeiro para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook). Terei que devolver o equipamento à UFSJ quando eu concluir o meu curso?

Pergunta 14: A contratação dos serviços de internet precisa estar em nome do estudante?

Pergunta 15: A nota fiscal do equipamento (notebook ou desktop) precisa estar em nome do estudante?

Pergunta 16: O estudante precisa estar cadastrado nos programas para recebimento de auxílios da Proae para ter direito ao Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 17: O aluno pode comprar equipamento tecnológico (notebook ou desktop) em valor superior ao valor do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo?

Pergunta 18: Posso comprar computador usado ou comprar peças para montar o computador?

Pergunta 19: Sou estudante beneficiário do PASE (Processo de Avaliação Socioeconômica), se eu não me matricular no Ensino Remoto Emergencial eu perco o meu auxílio?

Pergunta 20: Alunos que estão ingressando no 2° semestre de 2020, se atender os requisitos previstos, poderão solicitar o Auxílio Inclusão Digital?

Pergunta 21: Comprei computador recentemente para participar do Ensino Remoto Emergencial, tenho nota fiscal do produto. Posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital para aquisição de equipamento?

Pergunta 22: Quem possui acesso à internet somente via dados móveis tem direito ao Auxílio Inclusão Digital para acesso à internet?

Pergunta 23: Possuo renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital mesmo possuindo equipamento e acesso à internet?

Pergunta 24: Como será realizada a comprovação de renda?

Pergunta 25: Se eu precisar devolver o equipamento, o que devo fazer em caso de alguma avaria?

Pergunta 26: Preciso devolver o dinheiro caso eu compre equipamento em valor inferior ao do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo?

Pergunta 27: É necessário respeitar uma configuração mínima para a compra do equipamento novo?


Pergunta 1: O que é o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar

O Auxílio Inclusão Digital é o benefício oferecido ao estudante da graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, para acesso às unidades curriculares do Ensino Remoto Emergencial, aprovado pela Resolução N° 007, de 3 de agosto de 2020.

Pergunta 2: Quais são as modalidades do Auxílio Inclusão Digital? - Voltar

O Auxílio Inclusão Digital poderá ser concedido em 02 (duas) modalidades: 

- Auxílio financeiro no valor de R$2.000,00 para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook);

-  Auxílio para acesso à internet através do:

a) Programa de conectividade oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); ou do

b) Auxílio financeiro de R$100,00 para contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ para estudantes não atendidos pelo programa de conectividade do MEC/RNP.

 

Pergunta 3: Quais os critérios para definir se o estudante será atendido pelo programa de conectividade do MEC/RNP ou pela contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ? - Voltar

 

Enquanto o programa de conectividade MEC/RNP não estiver em funcionamento na UFSJ todos estudantes contemplados receberão auxílio financeiro para a contratação de serviços de internet. Assim que o programa for implantado, esses estudantes serão migrados automaticamente para o programa do MEC. Será mantido o auxílio financeiro, apenas, para o(a) estudante que comprovadamente não conseguir acessar a internet do local onde se encontra durante o Período Remoto Emergencial ou que por algum outro motivo não puder ser atendido pelo programa do MEC/RNP.

 

Pergunta 4: Como o estudante terá acesso à internet através do programa de conectividade do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP)? - Voltar

 

Será disponibilizado um chip com pacote de dados gratuito para acesso à internet.
 
Pergunta 5: Fui contemplado no programa de conectividade MEC/RNP, mas encontro-me (ou moro) em local onde não é possível acessar a internet pelo celular, o que faço? Fico sem participar das aulas remotas? - Voltar
 
Não, nesse caso você deve encaminhar um e-mail para auxiliodigital@ufsj.edu.br justificando a necessidade de auxílio finaceiro para contratação de serviços de internet banda larga, apresentando documentos que comprovem a sua argumentação.
 
Pergunta 6: Quais estudantes podem solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
 
Podem solicitar o auxílio estudantes dos cursos de graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, que não possuem acesso à internet e/ou acesso à computador e que estiverem inscritos no Período Remoto Emergencial.
 
Pergunta 7: Como solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
 
Basta preencher e enviar um dos formulários de inscrição disponíveis nos editais (item 6 dos editais).
 
Pergunta 8: É necessário ter número de matrícula para solicitar o auxílio? - Voltar
 
Sim. O estudante precisa estar matriculado na UFSJ.
 
Pergunta 9: O estudante com deficiência pode solicitar auxílio para compra de recursos de acessibilidade para acesso ao Ensino Remoto Emergencial? - Voltar
 
Sim. O estudante com diferença funcional (deficiente) dos cursos da graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, inscritos em unidades curriculares do Período Remoto Emergencial e que não dispõe de tais recursos em casa, pode solicitar o Auxílio Inclusão Digital Complementar, a solicitação deve ser encaminhada ao Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac), pelo e-mail sinac@ufsj.edu.br, que fará a análise da solicitação. Na solicitação deve conter a justificativa, a descrição do item a ser adquirido e o orçamento (pode ser orçamento em pdf ou o link da loja que vende o item).
 
Pergunta 10: Não tenho computador e não tenho acesso à internet, posso solicitar as duas modalidades de auxílio? - Voltar
 
Sim, desde que seja estudante da graduação presencial, que participe do Ensino Remoto Emergencial e que possua renda per capita familiar de até um salário-mínimo e meio.
 
Pergunta 11: Se o auxílio financeiro será disponibilizado, apenas, enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial ou enquanto não for realizada a migração para o programa MEC/RNP como farei contratos com as empresas prestadoras de serviços de internet se os contratos, normalmente, são firmados por um período mínimo de 12 meses? - Voltar
 
Ao contratar empresa que prestará serviços de internet o estudante não deve optar pelo contrato de permanência e fidelidade, lembrando que o auxílio financeiro para a contratação de serviços de internet será disponibilizado ao estudante, apenas enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial e enquanto o programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não estiver disponível para o aluno beneficiado. Caso opte por esse tipo de contrato, todos os gastos por ele gerados serão de sua exclusiva responsabilidade.
 
Pergunta 12: É possível compartilhar a internet do meu celular para o notebook ou para o desktop? - Voltar
 
Sim. Os celulares atuais possuem um dispositivo que possibilita compartilhar a conexão de internet com outros aparelhos via Wi-Fi. Para saber como realizar o procedimento no seu aparelho, consulte o manual de instruções de seu equipamento. Há possibilidade, também, do compartilhamento ser realizado através de cabos.
 
Pergunta 13: Fui contemplado com o auxílio financeiro para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook). Terei que devolver o equipamento à UFSJ quando eu concluir o meu curso? - Voltar
 
Você precisará devolver o equipamento se perder o vínculo (concluir o curso, cancelar matrícula, transferir para outra instituição, desvincular por portaria )com a UFSJ no período de dois anos a contar da data de assinatura do Termo de Compromisso. O equipamento devolvido será doado a outro estudante.
 
Pergunta 14: A contratação dos serviços de internet precisa estar em nome do estudante? - Voltar
 
Não. Sobretudo precisa estar em nome de algum dos membros que residem com o grupo familiar cadastrado na PROAE.
 
Pergunta 15: A nota fiscal do equipamento (notebook ou desktop) precisa estar em nome do estudante? - Voltar
 
Sim, lembrando que é necessário apresentar nota fiscal no prazo de até 10 dias a partir do recebimento do auxílio (ver item 4.5 do Edital).
 
Pergunta 16: O estudante precisa estar cadastrado nos programas para recebimento de auxílios da Proae para ter direito ao Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
 
Não, nesse caso o estudante deve preencher e enviar o formulário eletrônico constante no item 6.2.5 dos Editais, anexando toda a documentação necessária para fins de comprovação de renda pelo Serviço Social da Proae. A documentação necessária está informada no Anexo I dos Editais.
 
Pergunta 17: O aluno pode comprar equipamento tecnológico (notebook ou desktop) em valor superior ao valor do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo? - Voltar
 
Sim. Sobretudo, nesse caso, o pagamento da diferença será de responsabilidade do estudante. É importante lembrar que o aluno deverá devolver o equipamento se perder o vínculo com a UFSJ em até dois anos da assinatura do termo de compromisso. Também será necessário devolver o equipamento quando o estudante não cumprir com as normas determinadas no Edital e na Resolução.
 
Pergunta 18: Posso comprar computador usado ou comprar peças para montar o computador? - Voltar
 
Não. O auxílio financeiro é destinado à compra de equipamento novo e completo. É importante lembrar que será necessário apresentar nota fiscal do equipamento.
 
Pergunta 19: Sou estudante beneficiário do PASE (Processo de Avaliação Socioeconômica), se eu não me matricular no Ensino Remoto Emergencial eu perco o meu auxílio? - Voltar
 
Não, todos os auxílios serão mantidos.
 
Pergunta 20: Alunos que estão ingressando no 2° semestre de 2020, se atender os requisitos previstos, poderão solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
 
Sim. Poderão solicitar, desde que possuam número de matrícula.
 
Pergunta 21: Comprei computador recentemente para participar do Ensino Remoto Emergencial, tenho nota fiscal do produto. Posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital para aquisição de equipamento? - Voltar
 
Não. O referido auxílio é devido ao estudante que não possui equipamento.
 
Pergunta 22: Quem possui acesso à internet somente via dados móveis tem direito ao Auxílio Inclusão Digital para acesso à internet? - Voltar
 
Se o plano possuir um pacote de dados que possibilite ao estudante participar do Ensino Remoto Emergencial não. Caso contrário, sim.
 
Pergunta 23: Possuo renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital mesmo possuindo equipamento e acesso à internet? - Voltar
 
Não, quem já possui não faz jus ao auxílio.
 
Pergunta 24: Como será realizada a comprovação de renda? - Voltar
 
A comprovação de renda será realizada através de consultas aos nossos sistemas (para ingressantes dos processos seletivos SISU 2020/1 e 2020/2, estudantes cadastrados no PASE e contemplados pelo auxílio emergencial) ou através de análise do CadÚnico ou por análise da documentação comprobatória constante no Anexo I dos editais.
 
Pergunta 25: Se eu precisar devolver o equipamento, o que devo fazer em caso de alguma avaria? - Voltar
 
O equipamento terá de ser devolvido nas mesmas condições em que se encontrava na data da compra. Assim, caso ocorra alguma avaria que a garantia não cubra, o estudante se responsabilizará pelo reparo.
 
Pergunta 26: Preciso devolver o dinheiro caso eu compre equipamento em valor inferior ao do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo? - Voltar
 
Não. Sobretudo, sugerimos uma das duas configurações abaixo para a compra:
 

Modelo Memória RAM - 4GB DDR4 2400MHz

Modelo Capacidade do HD - 500GB

Processador - Intel Dual Core

Modelo do Processador - Intel Celeron N4000

Cache - 4MB

Chipset - Integrado

Placa de SomAlto falantes (2 x 1.5W)

Placa de Vídeo - Integrada Intel® UHD Graphics 600

Polegadas da Tela - 15.6"

Sistema Operacional  Windows 10

Voltagem - Bivolt

Conexões - USB

Leitor de Cartão - Leitor de Cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)

Webcam Integrada - Sim

 

Rede   802.11 b/g/n com Bluetooth embutido 4.0

Webcam Integrada - Sim

Softwares Inclusos - Windows 10

Voltagem - Bivolt

Conexões - HDMI

Leitor de Cartão - SD

Memória RAM4GB

SSD - 120GB

Processador - Intel Pentium

Modelo do Processador - Intel® Pentium® N3700

Barramento - 1.6 GHZ

CacheL2 2MB

Chipset - Peintium n3700

Placa de SomINTEGRADA

Placa de Vídeo - Gráficos HD Intel®

Placa de Rede - N/A

Placa Mãe - N/A

Memória de Vídeo - Gráficos HD Intel®

Polegadas da Tela - 14" 

Sistema Operacional -Windows 10

 

Pergunta 27: É necessário respeitar uma configuração mínima para a compra do equipamento novo? - Voltar

Não foi exigida configuração mínima, sobretudo sugerimos escolher uma das opções abaixo:

Modelo Memória RAM - 4GB DDR4 2400MHz

Modelo Capacidade do HD - 500GB

Processador - Intel Dual Core

Modelo do Processador - Intel Celeron N4000

Cache - 4MB

Chipset - Integrado

Placa de SomAlto falantes (2 x 1.5W)

Placa de Vídeo - Integrada Intel® UHD Graphics 600

Polegadas da Tela - 15.6"

Sistema Operacional  Windows 10

Voltagem - Bivolt

Conexões - USB

Leitor de Cartão - Leitor de Cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)

Webcam Integrada - Sim

 

Rede   802.11 b/g/n com Bluetooth embutido 4.0

Webcam Integrada - Sim

Softwares Inclusos - Windows 10

Voltagem - Bivolt

Conexões - HDMI

Leitor de Cartão - SD

Memória RAM4GB

SSD - 120GB

Processador - Intel Pentium

Modelo do Processador - Intel® Pentium® N3700

Barramento - 1.6 GHZ

CacheL2 2MB

Chipset - Peintium n3700

Placa de SomINTEGRADA

Placa de Vídeo - Gráficos HD Intel®

Placa de Rede - N/A

Placa Mãe - N/A

Memória de Vídeo - Gráficos HD Intel®

Polegadas da Tela - 14" 

Sistema Operacional -Windows 10


Última atualização: 08/06/2021