Pergunta 1: O que é o Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 2: Quais são as modalidades do Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 3: Quais os critérios para definir se o estudante será atendido pelo programa de conectividade do MEC/RNP ou pela contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ?
Pergunta 4: Como o estudante terá acesso à internet através do programa de conectividade do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP)?
Pergunta 5: Fui contemplado no programa de conectividade MEC/RNP, mas encontro-me (ou moro) em local onde não é possível acessar a internet pelo celular, o que faço? Fico sem participar das aulas remotas?
Pergunta 6: Quais estudantes podem solicitar o Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 7: Como solicitar o Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 8: É necessário ter número de matrícula para solicitar o auxílio?
Pergunta 9: O estudante com deficiência pode solicitar auxílio para compra de recursos de acessibilidade para acesso ao Ensino Remoto Emergencial?
Pergunta 10: Não tenho computador e não tenho acesso à internet, posso solicitar as duas modalidades de auxílio?
Pergunta 11: Se o auxílio financeiro será disponibilizado, apenas, enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial ou enquanto não for realizada a migração para o programa MEC/RNP como farei contratos com as empresas prestadoras de serviços de internet se os contratos, normalmente, são firmados por um período mínimo de 12 meses?
Pergunta 12: É possível compartilhar a internet do meu celular para o notebook ou para o desktop?
Pergunta 13: Fui contemplado com o auxílio financeiro para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook). Terei que devolver o equipamento à UFSJ quando eu concluir o meu curso?
Pergunta 14: A contratação dos serviços de internet precisa estar em nome do estudante?
Pergunta 15: A nota fiscal do equipamento (notebook ou desktop) precisa estar em nome do estudante?
Pergunta 16: O estudante precisa estar cadastrado nos programas para recebimento de auxílios da Proae para ter direito ao Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 17: O aluno pode comprar equipamento tecnológico (notebook ou desktop) em valor superior ao valor do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo?
Pergunta 18: Posso comprar computador usado ou comprar peças para montar o computador?
Pergunta 19: Sou estudante beneficiário do PASE (Processo de Avaliação Socioeconômica), se eu não me matricular no Ensino Remoto Emergencial eu perco o meu auxílio?
Pergunta 20: Alunos que estão ingressando no 2° semestre de 2020, se atender os requisitos previstos, poderão solicitar o Auxílio Inclusão Digital?
Pergunta 21: Comprei computador recentemente para participar do Ensino Remoto Emergencial, tenho nota fiscal do produto. Posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital para aquisição de equipamento?
Pergunta 22: Quem possui acesso à internet somente via dados móveis tem direito ao Auxílio Inclusão Digital para acesso à internet?
Pergunta 23: Possuo renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital mesmo possuindo equipamento e acesso à internet?
Pergunta 24: Como será realizada a comprovação de renda?
Pergunta 25: Se eu precisar devolver o equipamento, o que devo fazer em caso de alguma avaria?
Pergunta 26: Preciso devolver o dinheiro caso eu compre equipamento em valor inferior ao do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo?
Pergunta 27: É necessário respeitar uma configuração mínima para a compra do equipamento novo?
Pergunta 1: O que é o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
O Auxílio Inclusão Digital é o benefício oferecido ao estudante da graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, para acesso às unidades curriculares do Ensino Remoto Emergencial, aprovado pela Resolução N° 007, de 3 de agosto de 2020.
Pergunta 2: Quais são as modalidades do Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
O Auxílio Inclusão Digital poderá ser concedido em 02 (duas) modalidades:
- Auxílio financeiro no valor de R$2.000,00 para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook);
- Auxílio para acesso à internet através do:
a) Programa de conectividade oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); ou do
b) Auxílio financeiro de R$100,00 para contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ para estudantes não atendidos pelo programa de conectividade do MEC/RNP.
Pergunta 3: Quais os critérios para definir se o estudante será atendido pelo programa de conectividade do MEC/RNP ou pela contratação de serviços de internet oferecido pela UFSJ? - Voltar
Enquanto o programa de conectividade MEC/RNP não estiver em funcionamento na UFSJ todos estudantes contemplados receberão auxílio financeiro para a contratação de serviços de internet. Assim que o programa for implantado, esses estudantes serão migrados automaticamente para o programa do MEC. Será mantido o auxílio financeiro, apenas, para o(a) estudante que comprovadamente não conseguir acessar a internet do local onde se encontra durante o Período Remoto Emergencial ou que por algum outro motivo não puder ser atendido pelo programa do MEC/RNP.
Pergunta 4: Como o estudante terá acesso à internet através do programa de conectividade do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP)? - Voltar
Será disponibilizado um chip com pacote de dados gratuito para acesso à internet.
Pergunta 5: Fui contemplado no programa de conectividade MEC/RNP, mas encontro-me (ou moro) em local onde não é possível acessar a internet pelo celular, o que faço? Fico sem participar das aulas remotas? - Voltar
Não, nesse caso você deve encaminhar um e-mail para auxiliodigital@ufsj.edu.br justificando a necessidade de auxílio finaceiro para contratação de serviços de internet banda larga, apresentando documentos que comprovem a sua argumentação.
Pergunta 6: Quais estudantes podem solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
Podem solicitar o auxílio estudantes dos cursos de graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, que não possuem acesso à internet e/ou acesso à computador e que estiverem inscritos no Período Remoto Emergencial.
Pergunta 7: Como solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
Basta preencher e enviar um dos formulários de inscrição disponíveis nos editais (item 6 dos editais).
Pergunta 8: É necessário ter número de matrícula para solicitar o auxílio? - Voltar
Sim. O estudante precisa estar matriculado na UFSJ.
Pergunta 9: O estudante com deficiência pode solicitar auxílio para compra de recursos de acessibilidade para acesso ao Ensino Remoto Emergencial? - Voltar
Sim. O estudante com diferença funcional (deficiente) dos cursos da graduação presencial, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, inscritos em unidades curriculares do Período Remoto Emergencial e que não dispõe de tais recursos em casa, pode solicitar o Auxílio Inclusão Digital Complementar, a solicitação deve ser encaminhada ao Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac), pelo e-mail sinac@ufsj.edu.br, que fará a análise da solicitação. Na solicitação deve conter a justificativa, a descrição do item a ser adquirido e o orçamento (pode ser orçamento em pdf ou o link da loja que vende o item).
Pergunta 10: Não tenho computador e não tenho acesso à internet, posso solicitar as duas modalidades de auxílio? - Voltar
Sim, desde que seja estudante da graduação presencial, que participe do Ensino Remoto Emergencial e que possua renda per capita familiar de até um salário-mínimo e meio.
Pergunta 11: Se o auxílio financeiro será disponibilizado, apenas, enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial ou enquanto não for realizada a migração para o programa MEC/RNP como farei contratos com as empresas prestadoras de serviços de internet se os contratos, normalmente, são firmados por um período mínimo de 12 meses? - Voltar
Ao contratar empresa que prestará serviços de internet o estudante não deve optar pelo contrato de permanência e fidelidade, lembrando que o auxílio financeiro para a contratação de serviços de internet será disponibilizado ao estudante, apenas enquanto durar o Ensino Remoto Emergencial e enquanto o programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não estiver disponível para o aluno beneficiado. Caso opte por esse tipo de contrato, todos os gastos por ele gerados serão de sua exclusiva responsabilidade.
Pergunta 12: É possível compartilhar a internet do meu celular para o notebook ou para o desktop? - Voltar
Sim. Os celulares atuais possuem um dispositivo que possibilita compartilhar a conexão de internet com outros aparelhos via Wi-Fi. Para saber como realizar o procedimento no seu aparelho, consulte o manual de instruções de seu equipamento. Há possibilidade, também, do compartilhamento ser realizado através de cabos.
Pergunta 13: Fui contemplado com o auxílio financeiro para aquisição de equipamento novo (computador desktop ou notebook). Terei que devolver o equipamento à UFSJ quando eu concluir o meu curso? - Voltar
Você precisará devolver o equipamento se perder o vínculo (concluir o curso, cancelar matrícula, transferir para outra instituição, desvincular por portaria )com a UFSJ no período de dois anos a contar da data de assinatura do Termo de Compromisso. O equipamento devolvido será doado a outro estudante.
Pergunta 14: A contratação dos serviços de internet precisa estar em nome do estudante? - Voltar
Não. Sobretudo precisa estar em nome de algum dos membros que residem com o grupo familiar cadastrado na PROAE.
Pergunta 15: A nota fiscal do equipamento (notebook ou desktop) precisa estar em nome do estudante? - Voltar
Sim, lembrando que é necessário apresentar nota fiscal no prazo de até 10 dias a partir do recebimento do auxílio (ver item 4.5 do Edital).
Pergunta 16: O estudante precisa estar cadastrado nos programas para recebimento de auxílios da Proae para ter direito ao Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
Não, nesse caso o estudante deve preencher e enviar o formulário eletrônico constante no item 6.2.5 dos Editais, anexando toda a documentação necessária para fins de comprovação de renda pelo Serviço Social da Proae. A documentação necessária está informada no Anexo I dos Editais.
Pergunta 17: O aluno pode comprar equipamento tecnológico (notebook ou desktop) em valor superior ao valor do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo? - Voltar
Sim. Sobretudo, nesse caso, o pagamento da diferença será de responsabilidade do estudante. É importante lembrar que o aluno deverá devolver o equipamento se perder o vínculo com a UFSJ em até dois anos da assinatura do termo de compromisso. Também será necessário devolver o equipamento quando o estudante não cumprir com as normas determinadas no Edital e na Resolução.
Pergunta 18: Posso comprar computador usado ou comprar peças para montar o computador? - Voltar
Não. O auxílio financeiro é destinado à compra de equipamento novo e completo. É importante lembrar que será necessário apresentar nota fiscal do equipamento.
Pergunta 19: Sou estudante beneficiário do PASE (Processo de Avaliação Socioeconômica), se eu não me matricular no Ensino Remoto Emergencial eu perco o meu auxílio? - Voltar
Não, todos os auxílios serão mantidos.
Pergunta 20: Alunos que estão ingressando no 2° semestre de 2020, se atender os requisitos previstos, poderão solicitar o Auxílio Inclusão Digital? - Voltar
Sim. Poderão solicitar, desde que possuam número de matrícula.
Pergunta 21: Comprei computador recentemente para participar do Ensino Remoto Emergencial, tenho nota fiscal do produto. Posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital para aquisição de equipamento? - Voltar
Não. O referido auxílio é devido ao estudante que não possui equipamento.
Pergunta 22: Quem possui acesso à internet somente via dados móveis tem direito ao Auxílio Inclusão Digital para acesso à internet? - Voltar
Se o plano possuir um pacote de dados que possibilite ao estudante participar do Ensino Remoto Emergencial não. Caso contrário, sim.
Pergunta 23: Possuo renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, posso solicitar o Auxílio Inclusão Digital mesmo possuindo equipamento e acesso à internet? - Voltar
Não, quem já possui não faz jus ao auxílio.
Pergunta 24: Como será realizada a comprovação de renda? - Voltar
A comprovação de renda será realizada através de consultas aos nossos sistemas (para ingressantes dos processos seletivos SISU 2020/1 e 2020/2, estudantes cadastrados no PASE e contemplados pelo auxílio emergencial) ou através de análise do CadÚnico ou por análise da documentação comprobatória constante no Anexo I dos editais.
Pergunta 25: Se eu precisar devolver o equipamento, o que devo fazer em caso de alguma avaria? - Voltar
O equipamento terá de ser devolvido nas mesmas condições em que se encontrava na data da compra. Assim, caso ocorra alguma avaria que a garantia não cubra, o estudante se responsabilizará pelo reparo.
Pergunta 26: Preciso devolver o dinheiro caso eu compre equipamento em valor inferior ao do auxílio oferecido para aquisição de equipamento novo? - Voltar
Não. Sobretudo, sugerimos uma das duas configurações abaixo para a compra:
Modelo Memória RAM - 4GB DDR4 2400MHz
Modelo Capacidade do HD - 500GB
Processador - Intel Dual Core
Modelo do Processador - Intel Celeron N4000
Cache - 4MB
Chipset - Integrado
Placa de SomAlto falantes (2 x 1.5W)
Placa de Vídeo - Integrada Intel® UHD Graphics 600
Polegadas da Tela - 15.6"
Sistema Operacional Windows 10
Voltagem - Bivolt
Conexões - USB
Leitor de Cartão - Leitor de Cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)
Webcam Integrada - Sim
|
Rede 802.11 b/g/n com Bluetooth embutido 4.0
Webcam Integrada - Sim
Softwares Inclusos - Windows 10
Voltagem - Bivolt
Conexões - HDMI
Leitor de Cartão - SD
Memória RAM4GB
SSD - 120GB
Processador - Intel Pentium
Modelo do Processador - Intel® Pentium® N3700
Barramento - 1.6 GHZ
CacheL2 2MB
Chipset - Peintium n3700
Placa de SomINTEGRADA
Placa de Vídeo - Gráficos HD Intel®
Placa de Rede - N/A
Placa Mãe - N/A
Memória de Vídeo - Gráficos HD Intel®
Polegadas da Tela - 14"
Sistema Operacional -Windows 10
|
Pergunta 27: É necessário respeitar uma configuração mínima para a compra do equipamento novo? - Voltar
Não foi exigida configuração mínima, sobretudo sugerimos escolher uma das opções abaixo:
Modelo Memória RAM - 4GB DDR4 2400MHz
Modelo Capacidade do HD - 500GB
Processador - Intel Dual Core
Modelo do Processador - Intel Celeron N4000
Cache - 4MB
Chipset - Integrado
Placa de SomAlto falantes (2 x 1.5W)
Placa de Vídeo - Integrada Intel® UHD Graphics 600
Polegadas da Tela - 15.6"
Sistema Operacional Windows 10
Voltagem - Bivolt
Conexões - USB
Leitor de Cartão - Leitor de Cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)
Webcam Integrada - Sim
|
Rede 802.11 b/g/n com Bluetooth embutido 4.0
Webcam Integrada - Sim
Softwares Inclusos - Windows 10
Voltagem - Bivolt
Conexões - HDMI
Leitor de Cartão - SD
Memória RAM4GB
SSD - 120GB
Processador - Intel Pentium
Modelo do Processador - Intel® Pentium® N3700
Barramento - 1.6 GHZ
CacheL2 2MB
Chipset - Peintium n3700
Placa de SomINTEGRADA
Placa de Vídeo - Gráficos HD Intel®
Placa de Rede - N/A
Placa Mãe - N/A
Memória de Vídeo - Gráficos HD Intel®
Polegadas da Tela - 14"
Sistema Operacional -Windows 10
|
Última atualização: 08/06/2021