Para consultar a base corrente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, do CNPq, acesse http://lattes.cnpq.br/web/dgp

A UFSJ conta, no momento, com 131 grupos de pesquisa certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, que podem ser vistos aqui. Nestes grupos, há 339 linhas de pesquisa cadastradas, cuja lista pode ser vista aqui. (Fonte: Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; atualizado em setembro de 2023).

ATENÇÃO LÍDERES: Os Grupos de Pesquisa devem ser atulizados e enviados para o CNPq para que não saiam do status de "Certificado", constando como "Não-atualizado" ou "Em preenchimento". Grupos de pesquisa "Não-atualizados" serão excluídos automaticamente pelo sistema passados 12 meses nessa situação.

O QUE É GRUPO DE PESQUISA?

Os grupos de pesquisa são núcleos de trabalho científico na UFSJ formados por pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno da execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas. São organizados em torno de linhas de pesquisa que lhe conferem sua identidade própria e são enquadrados, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sempre em uma área e em uma grande área do conhecimento.

Fornecendo informações essenciais tanto para o desenvolvimento da pesquisa como para a articulação de cursos de pós-graduação, o Diretório dos Grupos de Pesquisa tem como uma das suas principais finalidades a possibilidade de ser utilizada pela comunidade científica para identificar os grupos por tema de trabalho. Por ser uma ferramenta precisa e rápida, torna-se um instrumento eficiente na troca de informações, tais como "quem é quem", "onde se encontra", "o que está fazendo" e "o que produziu recentemente".

COMO CADASTRAR UM GRUPO DE PESQUISA NO DIRETÓRIO?

A PROPE é a interface entre a UFSJ e o CNPq.

Para cadastrar o líder de grupo, é necessário que o Chefe de Departamento/Diretor de Campus envie à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ uma solicitação informando o nome do grupo a ser criado, o nome completo do líder e seu endereço eletrônico. A mensagem pode ser enviada para prope@ufsj.edu.br ou sepes@ufsj.edu.br.

Os líderes, depois de cadastrados pelo Dirigente (PROPE), passam a ter acesso à página de líderes de grupo (no endereço http://lattes.cnpq.br/web/dgp), clicando em “Acessar o Diretório”, onde está disponível o formulário on line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso solicitada pelo sistema é a senha do Lattes do líder.

Cumprida esta etapa de preenchimento, o líder enviará um novo e-mail para o endereço acima, desta vez solicitando a Certificação de seu grupo pela UFSJ. Somente depois de certificado, o grupo passa a fazer parte do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

O líder deverá evitar as seguintes situações, consideradas atípicas pelo CNPq:

- Grupos unitários;
- Grupos sem estudantes;
- Grupos sem técnicos;
- Grupos com mais de dez pesquisadores;
- Grupos com mais de dez linhas de pesquisa;
- Grupos onde o líder não é doutor;
- Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
- Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos;
- Estudantes que participam de dois ou mais grupos;
- Grupos semelhantes.

O prazo de validade de um grupo certificado é de doze meses. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de doze meses sem sofrer atualização passa para o status de grupo não-atualizado. O retorno de um grupo não-atualizado para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo líder.
Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações, mas atenção: após qualquer atualização de dados, o líder precisa enviar os dados novamente (botão verde “enviar ao CNPq” do formulário).

Mais informações: Acesse http://lattes.cnpq.br/web/dgp/wiki/.


Para conhecer o Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis, um manual de boas práticas científicas da Academia Brasileira de Ciências (disponível em www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf), clique aqui.


Última atualização: 19/09/2023