Prof. Dr. Francisco Murilo Zerbini Júnior - Professor Titular no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Eng. Agrônomo (1988) e Mestre (1991) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ph.D. em Fitopatologia pela Universidade da California, Davis (1996). Professor Titular no Dep. de Fitopatologia da UFV. Atua na área de fitopatologia, com ênfase em virologia vegetal e genética da interação patógeno-hospedeiro. A principal linha de pesquisa é a ecologia e evolução de begomovírus (vírus de plantas com genoma de ssDNA), incluindo a descoberta e a caracterização de novos vírus em plantas não-cultivadas e o estudo dos fatores que afetam a transferência de vírus de plantas não-cultivadas para plantas cultivadas. Além das atividades de pesquisa, atua no ensino de graduação e pós-graduação e presta serviços de diagnose de viroses vegetais por meio da Clínica de Doenças de Plantas do Dep. de Fitopatologia da UFV. Foi editor-chefe do periódico Tropical Plant Pathology (2012 a 2017) e editor-associado dos periódicos Archives of Virology, Annals of Applied Biology, Journal of General Virology, Plant Pathology e Virology. Atualmente é Presidente do International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) (2020-2023).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6507826653693228

Última atualização: 25/07/2023