INGRESSO NO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2022

Nova Resolução aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONEP/UFSJ), regulamenta os processos seletivos de admissão aos cursos de graduação da UFSJ e forma de alteração no vínculo - Resolução 035/2021/CONEP/UFSJ, de 15/12/2021.

 

- Quadro Geral de Vagas disponíveis para os Processos Seletivos para Reocupação de Vagas Residuais 2022/1 - abaixo discriminados  (publicado em 21/12/2021)

 

Edital UFSJ 13/2021  (publicado em 21/12/2021) - atualizado em 13/01/2022

  • Anexo I - Cronograma - (atualizado 13/01/2022)
  • Anexo II - Tabela de Cursos Afins
  • Anexo III - Peso das Provas do Enem
  • Anexo IV - Requerimento Recurso Contra Indeferimento de Matrícula

 

Obs: As vagas preenchidas em cada um dos Processos Seletivos abaixo serão deduzidas do Quadro Geral de Vagas, repassando as vagas restantes para o próximo processo seletivo na sequência, conforme discriminado abaixo.

 



1. Alteração de Vínculo: Mudança de Turno, Polo, Modalidade ou Campus

É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFSJ a mudança de turno (integral - noturno) ou polo (polos EAD) do mesmo curso, ou a mudança de curso para outro de mesma nomenclatura, mas de modalidade (presencial - a distância) ou campus diferente (Medicina CCO - CDB). A seleção é feita pelo Coeficiente de Rendimento (CR)



2. Reopção (Transferência Interna de cursos)

É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFSJ a mudança do curso de graduação a que está vinculado para outro curso de graduação oferecido pela UFSJ, desde que aprovado em processo seletivo. A seleção é feita pelo Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRN).



3. Reingresso de graduado em outro curso de mesma nomenclatura, mas de grau acadêmico distinto, ou graduado em curso interdisciplinar da UFSJ (Revinculação)

É a forma de revinculação de alunos da UFSJ, nas seguintes condições:

  • Admissão de portador de diploma da UFSJ em curso de mesma nomenclatura do curso já integralizado, mas de grau acadêmico distinto (Bacharelado/Licenciatura);
  • Admissão de portador de diploma de curso interdisciplinar da UFSJ (aplica-se somente ao curso Interdisplinar em Biossistemas - Campus Sete Lagoas) em curso de área afim.

A seleção é feita pelo Coeficiente de Rendimento (CR).



Em atendimento à Resolução 035/2021/CONEP/UFSJ, seções IV e V, os Processos Seletivos para Reocupação de Vagas Resisuais para Transferência Voluntária (Transferência Externa) e para Reingresso de Graduado em outro Curso (Admissão de Portador de Diploma de Ensino Superior) é necessário as seguintes condições para o candidato:

a) Para Transferência Voluntária (Transferência Externa):

· ter participado de uma das três últimas edições do ENEM (não se aplica ao curso de Música);

· estar regular na instituição de origem;

· observar rigorosamente os cursos afins (tabela integrante do Edital).

b) Para Reingresso de Graduado em outro Curso (Admissão de Portador de Diploma de Curso Superior):

· ser portador de diploma de curso superior legalmente reconhecido

- ter participado de uma das três últimas edições do ENEM (não se aplica ao curso de Música);
 



4. Transferência Voluntária (Transferência Externa)

É o ato decorrente da transferência, para a UFSJ, do vínculo ativo que o discente de curso de graduação mantém com a instituição de origem nacional mediante ocupação de vaga residual em curso de mesmo nome ou de área afim na UFSJ (tabela integrante do Edital), após aprovação no processo seletivo.

O curso na instituição de origem deve ser legalmente reconhecido ou autorizado pelo MEC.

A seleção será feita pela nota do ENEM (ENEM 2018, ou ENEM 2019, ou ENEM 2020), por opção do candidato. Não será utilizado o Enem 2021 em decorrência da publicação do resultado ser somente no dia 11/02/2022, data posterior ao resultado deste Processo Seletivo para Transferência Voluntária.
 

  • Matrícula
    • Pré-matrícula on-line dos candidatos Aprovados e Classificados para a 1ª Chamada (Conforme item 11 do Edital 13/2021) de 04 a 07/02/2022  (concluído)
    • Envio da Documentação Necessária para Matrícula, por meio de formulário eletrônico, conforme estabelece o item 11.2 do Edital 13/2021: de 04 a 09/02/2022  (concluído)
  • Resultado Preliminar, cf item 9 do Edital 013/2021  (publicado em 27/01/2022)
  • Relação Candidato / Vaga
  • Quadro de Vagas, deduzidas do quadro geral após o preenchimento das mesmas nos processos seletivos anteriores (itens 1, 2 e 3)
  • Inscrições: alteradas para 13 a 17/01/2022  (concluído)
  • Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 17/01/2022  (concluído)
  • Valor da Taxa de Inscrição: R$150,00
     


5. Reingresso de Graduado em outro Curso (Admissão de Portador de Diploma de Curso Superior) obtido em instituição reconhecida pelo MEC

É a forma de ingresso acessível aos portadores de diploma de curso de graduação legalmente reconhecido, após aprovação no processo seletivo.

A seleção será pela nota do ENEM (ENEM 2019, ou ENEM 2020, ou ENEM 2021), por opção do candidato.



Última atualização: 04/03/2022