BACHARELADO E LICENCIATURA

_________   _  ___  __   __     OBJETIVOS DO CURSO

Formar bacharéis em Teatro com habilitação em Interpretação Teatral, capacitados para o desempenho da atuação/interpretação teatral, capazes de refletir criticamente sobre os diversos processos estéticos da arte do teatro.

Formar professores aptos a coordenar o processo educacional no exercício da construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre as linguagens cênica e teatral, tanto no âmbito da educação básica quanto em Cursos profissionalizantes de formação de atores e, ainda, para atuação no ensino não formal, por meio de oficinas pedagógicas e ação cultural.

O curso de graduação oferecerá formação em Teatro com pequena ênfase relativa à Cultura Popular, ao Teatro Musicado e ao trabalho com Fontes Primárias e Acervos. Esse perfil não busca uma especialização precoce do aluno, mas o investimento num diferencial em relação a outros cursos de graduação e no diálogo com a realidade local e estadual. Evidentemente que os alunos deverão possuir uma visão panorâmica da situação dos estudos teatrais no Brasil e no mundo durante seus quatro anos de curso.

O curso é oferecido no Campus Tancredo Neves (CTAN), no período noturno.

_____  _________   ____ O QUE FAZ O PROFISSIONAL

Como licenciados, os egressos podem atuar no Ensino Fundamental e Médio e atuar no desenvolvimento de pesquisas tematizando o teatro e a cena, em especial, o seu ensino. Como bacharéis, podem atuar no mercado profissional como atores e atrizes, além de voltarem-se à pesquisa acadêmica.

Seguem algumas competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno de graduação em Teatro na UFSJ:

I - conhecimento da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos, inclusive conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da linguagem teatral;
II - conhecimento da história do teatro, da dramaturgia e da literatura dramática;
III - domínio de códigos e convenções próprios da linguagem cênica na concepção da encenação e da criação do espetáculo teatral;
IV - domínio técnico e expressivo do corpo e da voz visando a interpretação teatral;
V - domínio técnico construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral;
VI - capacidade de auto aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de
investigação, análise e crítica dos diversos elementos e processos estéticos da arte teatral.
VII -capacidade de refletir criticamente sobre a prática docente cotidiana para compreender tanto as características dos processos de ensino-aprendizagem, quanto à do contexto em que o ensino ocorre, de modo que sua atuação reflexiva facilite o desenvolvimento autônomo e emancipador dos sujeitos que participam do projeto educativo.

_________   _  ____ _     TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

- Mínimo em 6 semestres