Você está em Arquitetura e Urbanismo > Curso > Infraestrutura


Laboratório de Informática

Oferece aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo infra-estrutura e suporte, através do uso de programas computacionais específicos, à execução das tarefas práticas exigidas pelos professores no contexto das disciplinas oferecidas pelo curso.

Técnico do Laboratório de Informática: Marco Túlio Ribeiro

Contato: marco.ribeiro@ufsj.edu.br

Área: 70m²

Capacidade: 30 alunos

Equipamentos:

• 30 Computadores Apple - MAC 21’ LCD 3.06 GHZ, 4GB, HD 500 GB.

• 01 Servidor de rede Xserve Apple MB449BZ/A

Laboratório de Ensino: sala 2.28RE

Laboratório de Práticas: sala 2.29RE

 

Sala 2.28RE - Laboratório de Ensino


 

LAUS (LABORATÓRIO DE ARQUITETURA E URBANISMO SOCIAL)

As atividades de extensão e pesquisa previstas para o Curso estarão, em sua maioria, abrigadas sob o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo Social (LAUS). Este laboratório tem por objetivo complementar a formação dos alunos por meio de atividades de pesquisa e prestação de serviços à comunidade, contribuindo para o intercâmbio entre Universidade e sociedade e para a produção de conhecimento no Curso.

O LAUS deve contar com um espaço flexível, que permita o rearranjo da sua configuração física na medida em que variem as demandas e os interesses dos alunos por uma ou outra atividade.

Visa trabalhar com as seguintes linhas de pesquisa:

a. Práticas socioculturais no espaço;

b. Processo de produção arquitetônica: teoria, história, patrimônio, ambiente e tecnologia e;

c. Dinâmicas de estruturação e produção do espaço em cidades de pequeno e médio porte: Agentes, Políticas, Planos e Projetos Urbanos; Gestão Urbana.

Espaço também utilizado para reuniões de trabalho, projetos e Bancas de Trabalho Final de Graduação.

Professora Coordenadora do LAUS: Profa. Dra. Lívia Muchinelli

Sala: 3.13 RE III


LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL

O Laboratório de Conforto Ambiental visa instrumentar o estudante de arquitetura com os conhecimentos básicos relativos às diversas áreas do conforto no ambiente construído, através de estudos práticos e pesquisas, envolvendo os diversos aspectos do conforto ambiental. Por ser o arquiteto um dos maiores responsáveis pela qualidade ambiental final do espaço arquitetônico, é necessário investir na sua formação e atuação, para que a situação atual das nossas cidades comece a se modificar. 

Área: 70m²

Capacidade: 30 alunos

Lista de equipamentos disponíveis (clique aqui)

Professor Coordenador: Prof. Dr. Rafael Brandão 


LABORATÓRIO DE MAQUETES

Destina-se a aulas de confecção de maquetes e modelos em escala de projetos e trabalhos acadêmicos, bem como a familiarização com os diversos materiais aplicados à maquetaria.

Área: 70m²

Capacidade: 30 alunos

Lista de materiais disponíveis (clique aqui)

Professor Coordenador: Prof. Dr. Marcos Vinícius Guimarães


LABORATÓRIOS DE MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

O laboratório está capacitado a fornecer as condições necessárias para as aulas práticas das disciplinas de Materiais de Construção Civil e Tecnologia do Concreto. No laboratório são realizados ensaios de caracterização de materiais de construção, como cimento, agregados, argamassas, concretos e elementos cerâmicos, além de dosagens de diferentes tipos de concreto. Nas atividades de ensino, sob orientação dos professores, os alunos realizam experimentos, o que contribui para o aprendizado do comportamento dos diversos materiais de construção.

Área: 70m²

Capacidade: 30 alunos

Lista de equipamentos disponíveis (clique aqui)

Professor Coordenador: Prof. Dr. Mateus de Carvalho Martins


CANTEIRO EXPERIMENTAL

Área externa, ligada ao Laboratório de Materiais e à Oficina de Maquetes, para a realização de experimentos de canteiro, tendo em vista uma das ênfases do Curso na Obra Civil. Nesta área, denominada Canteiro Experimental, os alunos podem construir protótipos ou partes dos ambientes projetados, desenvolvendo capacidade para lidar com as questões construtivas que encontrarão na vida profissional. Esses protótipos deverão ser removidos periodicamente, abrindo espaço para novos experimentos.


LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA

O domínio dos conteúdos teóricos relacionados Topografia são fundamentais para a formação do Engenheiro Civil e do Arquiteto. Por isso, as experiências feitas no laboratório oferecem aos alunos condições de manusear e dominar equipamentos topográficos, bem como desenvolver a capacidade de avaliar soluções e aprimorar o senso de organização.

Área: 70m²

Capacidade: 30 alunos

Lista de equipamentos disponíveis (clique aqui)

Professora Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Corghi


Última atualização: 09/09/2022