1 - Palestra sobre história do Grupo de Inovação Tecnológica da UFSJ ocorre na próxima terça-feira (30/10)

Ocorre na próxima terça-feira (30/10), no campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, palestra sobre "A História do Grupo de Inovação Tecnológica da UFSJ (Grite), que será conduzida pelo professor Alexsandro Sobreira Galdino, PhD em Biotecnologia, professor da UFSJ coordenador do Grite.

O evento tem o objetivo de apresentar o ecossistema de inovação que está sendo fomentando dentro do Grite/UFSJ, como startups, disciplinas inovadoras, programas de aceleração de startups e parcerias. Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesta página.

Serviço
Quando: 30 de outubro de 2018.
Onde: Auditório do Bloco C - Campus Centro-Oeste (CCO), Divinópolis.

 

2 - Prope explica passo a passo para cadastro na plataforma Financiar

O Financiar é um sistema no qual pesquisadores podem encontrar informações sobre fontes financiadoras para projetos desenvolvidos no Brasil e solicitação de apoio na elaboração de projeto, facilitando a busca por oportunidades de financiamento.

Desenvolvida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe/UFV), com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a plataforma é voltada para pesquisadores e empresários e compila dados sobre fontes financiadoras, internacionais e nacionais, para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. As fontes trazem informações que contemplam instituições públicas, empresas privadas e organismos não governamentais em projetos científicos e tecnológicos, de cunhos sociais e ambientais em diversas áreas de conhecimento.

Para o cadastro dos docentes da UFSJ, é necessário enviar a solicitação para prope@ufsj.edu.br informando o nome completo, matrícula na UFSJ e endereço eletrônico. Após o cadastro e a definição do perfil de atuação, os usuários passam a receber, de forma seletiva e automática, as informações de suas áreas de interesse sempre que novas oportunidades de financiamento são registradas na base de informação do sistema.

Mais informações sobre o cadastro de pesquisadores podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) da UFSJ pelo telefone (32) 3379-5133 ou nas páginas da Prope e da própria plataforma. O sistema pode ser encontrado também na forma de aplicativo, disponível na Play Store dos celulares com sistema Android.

 

3 - Nota de esclarecimento do Departamento de Psicologia

A Assembleia Departamental aprovou a presente nota no sentido de esclarecer que a decisão de publicação da “Nota de repúdio ao candidato Jair Bolsonaro, em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos”, aprovada em 19 de outubro de 2018, foi feita pela maioria dos professores e não por todos eles.

 

4 - Inscrições abertas para minicurso sobre Fundamentos de Patentes para Cientistas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia convida os alunos e professores dos programas de Pós-Graduação do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) para participar do minicurso "Fundamentos de Patentes para Cientistas" que será ministrado pelo professor Marcelo Speziali (Universidade Federal de Ouro Preto) no dia 9 de novembro.

O docente é especialista na área de proteção à propriedade intelectual/patentes e possui experiência na área de Empreendedorismo Tecnológico. O evento tem o objetivo apresentar aos alunos os conceitos básicos de propriedade intelectual, especificamente patentes, e critérios de patenteabilidade.

Em seguida serão apresentados os principais tópicos relacionados à redação de relatórios descritivos; às técnicas de leitura de documentos de patente, redação de conceitos tecnológicos, apresentação legal das reivindicações, às exemplificações do efeito surpreendente de uma tecnologia; e aos conceitos básicos em buscas de informações em relatórios de patentes.

Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitos por meio deste site.

 

5 - Setor de Serviços Gerais realiza dedetização no campus Sete Lagoas em 3 de novembro

O Setor de Serviços Gerais do campus Sete Lagoas informa à comunidade que no dia 3 de novrmbro ocorrerá a dedetização dos seguintes locais no Campus Sete Lagoas:

1) Prédio Principal;
2) NIA
3) Prédio da Biblioteca
4) Prédio dos Laboratórios de Engenharias
5) Planta Piloto
6) Galpão de Máquinas
7) Complexo de Salas de Aula

O intuito deste e-mail é avisar antecipadamente caso alguma sala ou laboratório não possa ser dedetizado. Assim, se houver alguma restrição, pedimos que entrem em contato com o Setor de Serviços Gerais para que sejam instalada sinalização de que os locais não devem ser dedetizados. A solicitação deve ser encaminha no e-mail mpredial@ufsj.edu.br

Solicitamos também que todas as atividades de ensino e pesquisa sejam programadas para que, excepcionalmente neste dia, não haja atividades nos laboratórios, já que a dedetização deverá ser realizada com o prédio vazio.


Informações importantes:

I) Dedetização - Área interna e área externa.

Para a realização da dedetização o prédio deve estar vazio e não poderá ocorrer circulação de pessoas na área interna/externa durante a aplicação.

A aplicação será no sábado (03/11), nos períodos da manhã e da tarde.

II) Após a aplicação os prazos para circulação são:

Pessoas alérgicas, gestantes, idosos e crianças deverão se ausentar do local pelo período mínimo de 12 horas após a aplicação.

Pessoas não alérgicas deverão se ausentar do local pelo período mínimo de quatro horas após a aplicação.

III) Informamos também que será feita a limpeza das caixas d'agua do campus nos dias 2 e 3 de novembro e de 15 a 17 de novembro. Confira abaixo os locais:

Complexo de salas de aula;
Prédio Principal;
Biblioteca;
Prédio Laboratórios;
Planta Piloto;
Galpão de máquinas;
Caixa D’água de abastecimento geral;
NIA.
 


Última atualização: 26/10/2018