1 - UFSJ na luta contra a violência

Violência é o uso da força que resulta ferimentos, tortura ou morte, ou a utilização de palavras ou ações que machucam as pessoas ou, ainda, abuso do poder. Ela se manifesta por meio de ameaça, intimidação, ofensa, injúria, assédio, intolerância ou agressão física. Essa violência é ainda mais grave quando associada à discriminação por raça/cor, orientação sexual, identidade de gênero, posição política, idade, religião, classe ou origem social.
 
A Ouvidoria da UFSJ informa que essas ações devem ser denunciadas, tanto por quem as sofre, como por quem as presencia.
 
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, na sala 2.28, campus Santo Antônio (CSA). Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone (32) 3379 5818, pelo e-mail ouvidoria@ufsj.edu.br ou ou pelo site https://ufsj.edu.br/ouvidoria
 
Caso você seja estudante e vítima de algum tipo violência, a Comissão de Saúde Integral da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), oferece atendimento psicológico, principalmente, nesse momento, para atos de violência aos direitos humanos ou de cunho político-ideológico.
 
Você pode buscar o plantão psicológico na sede da Proae (CSA) às quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Além disso, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece acolhimento psicológico para discentes, individual e coletivamente, às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, no campus Dom Bosco. Mais informações sobre o SPA pelo telefone (32) 3379 5188.

 

2 - Interdições nos campi nos dias de realização do Enem

A Divisão de Prefeitura (Dipre) comunica que estarão interditados nos dias 4 e 11 de novembro, das 6h às 20h, os seguintes locais para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 
 
I) o pavilhão de salas de aula, prédios das engenharias Mecânica e Elétrica do campus Santo Antonio;
II) os campi Dom Bosco, Tancredo Neves, Dona Lindu e Alto Paraopeba.
 
 

3 - Dprob informa cronograma de nova etapa de troca de lâmpadas no campus Santo Antônio

A Divisão de Projetos e Obras (Dprob) informa os locais que terão ações do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ no campus Santo Antônio entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.

Os serviços de substituição estão sendo executados por colaboradores da empresa DEODE Energia, devidamente uniformizados. A DPROB solicita a gentileza de que o acesso seja permitido nos ambientes e pede a compreensão de todos para qualquer transtorno gerado, pois o trabalho visa ao bem de toda a comunidade acadêmica.

Segue abaixo o cronograma das próximas ações:

Dia 30/10 - Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) / Finalização do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec);
Dia 31/10 - Depel; 
Dia 01/11 - Depel / Biblioteca; 
Dia 02/11 - Biblioteca;   
Dia 03/11 - Biblioteca;  
Dia 05/11 - Núcleo de Educação a Distância (Nead) / DCTEF Antigo;   
Dia 06/11 - Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluídos (DCTEF Antigo);  
Dia 07/11 - Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) / Oficina da Mecãnica;  
Dia 08/11 - Prefeitura de cCmpus / Pavilhão de Salas de Aula;  
Dia 09/11 - Pavilhão de Salas de Aula.   

No total, serão substituídas 23.384 lâmpadas, entre áreas internas e externas (iluminação pública). O projeto de Eficiência Energética da UFSJ foi contemplado no Programa de Eficiência Energética, executado pela DEeode Energia, financiado pela Cemig Distribuição S.A. e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  
 
Em breve, será enviado cronograma das substituições nas demais instalações da Universidade. 
 

4 - Promel convida para defesa de dissertação nesta quarta-feira (31/10)

O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação intitulada "Literaturas, heteronormatividades e violências: silenciamentos e subversões por meio de leituras feitas para, sobre e pelo homossexual masculino", de autoria do mestrando Dirceu de Jesus Vieira.

Data: 31 de outubro.
Local: Sala  1.49 - Campus Dom Bosco.
Horário: 13h30.
Banca: Alberto Ferreira da Rocha Júnior (orientador/UFSJ), Ferdinando Crepalde Martins (Universidade de São Paulo), Suely da Fonseca Quintana (UFSJ) e Luiz Manoel da Silva Oliveira (UFSJ).
 

5 - Abertas inscrições para a I Jornada dos Estagiários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

As inscrições para a I Jornada dos Estagiários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) - Psicanálise, Clínica e Formação -, já estão abertas. O evento ocorre nos dias 8 e 9 de novembro e é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (Nepep) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente, no Campus Dom Bosco, ou pelo e-mail cerri94@gmail.com (com o o assunto "Inscrição para a I Jornada do SPA").

No caso das inscrições por e-mail, o participante deverá encaminhar os seguintes dados: nome completo, endereço de e-mail e telefone de contato. A inscrição só será confirmada se o comprovante de depósito estiver anexo. O pagamento das inscrições por e-mail deverá ser realizado por meio de depósito na seguinte conta bancária:

Banco Santander
Agencia: 3305
Conta Corrente: 01.060805-5
Nome: Igor Cerri
CPF: 118.892.466-46

Mais detalhes sobre a programação no banner de divulgação da Jornada.

 

6 - Missa de Sétimo Dia

 
A missa de sétimo dia de Luiza Teixeira Carvalho, professora aposentada do Departamento das Ciências da Educação (DECED), será realizada no próximo sábado (03/11), às 19 h, na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes (Convento), e no domingo (04/11), às 9h15, na Igreja de São Francisco de Assis.
 
 
7 - Expediente normal no dia 1º de novembro

A Universidade Federal de São João del-Rei informa que, nesta quinta-feira, 1º de novembro, a instituição funcionará normalmente em todos os seus setores, conforme calendários administrativos e acadêmico da UFSJ em 2018, aprovados pelos conselhos superiores. Não procedem, portanto, informações de que não haveria expediente na data mencionada.


O ponto facultativo do Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro, não pôde ser transferido porque, neste ano, a data aconteceu durante o final de semana (domingo). De acordo com a portaria nº 468 de 22 de dezembro de 2017, “é vedado aos órgãos e entidades integrantes do sistema de pessoal civil da administração federal antecipar ou postergar ponto facultativo em discordância com o que dispõe esta portaria”.


Segundo Geunice Scola, pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a portaria tem validade para todos os órgãos e entidades federais do Poder Executivo e elenca os dias que são feriados e pontos facultativos. A Universidade, como órgão do Poder Executivo, acata a decisão da portaria.


Última atualização: 31/10/2018