1 - Grupo de pesquisa do Teatro convida para Prática Intensiva de Exercícios


O grupo de pesquisa Educação Teatral e Filosofia Contemporânea no Ambiente Escolar realiza, na próxima quarta-feira (07/11), um Prática Intensiva de Exercícios, por meio de uma mostra de processos e atividades realizadas.

Serão propostos exercícios e jogos, conduzidos pelos integrantes do grupo, no que diz respeito à pesquisa, com o intuito de troca e compartilhamento. O objetivo é esclarecer sobre o lugar da experiência e os possíveis caminhos em direção a um processo pedagógico transformador.

O evento vai ocorrer na sala 1.03, localizada no prédio Reuni III do campus Tancredo Neves (Ctan), em São João del-Rei, das 9h às 12h. O interessado deve levar roupa apropriada para prática corporal.

São ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelos e-mails nelsonbrunodelfino@gmail.com e rodrigoflavis@gmail.com (preenchidas por ordem de envio).

 

2- Resolução CGEN Nº19 estabelece alternativa de cadastro de pesquisas no SisGen

O prazo para cadastro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) de pesquisas com acesso ao patrimônio genético e/ou com conhecimento tradicional associado de todos os pesquisadores continua até a próxima segunda-feira (5). 

Porém, a Resolução CGEN Nº 19, de 31 de outubro de 2018 estabeleceu uma forma alternativa para cumprir com essa obrigação. Segundo a portaria, “o usuário cuja regularização está prevista no art. 38, §2º, da Lei nº13.123, de 2015, poderá se regularizar, alternativamente, por meio da assinatura do Termo de Compromisso previsto no Anexo VII da Portaria MMA nº 378, de 1º de outubro de 2018, com prazo de 1 (um) ano, contado da data de assinatura do Termo de Compromisso pelo representante da União, para especificar em Anexos próprios as atividades a serem regularizadas, e mais 1 (um) ano para cadastrar as atividades de acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado, a serem regularizadas.”
 
A Resolução e o Termo de Compromisso estão disponíveis em http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/reparticao-de-beneficios-e-regularizacao/termo-de-compromisso .
O termo de compromisso não extingue a necessidade de cadastro no SisGen. Ele é apenas um mecanismo que prorroga em mais um ano o registro das atividades de acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional. Sendo assim, mesmo após o envio do termo, será necessário em 2019 proceder com o cadastro.
 
É importante ressaltar que o prazo para postagem do termo de compromisso também vai até 05 de novembro.
 
As instruções para preenchimento e despacho do termo estão disponíveis em http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/reparticao-de-beneficios-e-regularizacao/termo-de-compromisso. Recomenda-se a leitura atenta das informações contidas no endereço eletrônico, já que são previstas multas de R$1 mil e R$10 milhões no caso de descumprimento com a Lei 13.123/2015 e o Decreto 8.772/2016.

3 - Curso de Administração Pública do NEAD/UFSJ é nota 4 no MEC

No período de 22 a 23 de outubro a Comissão de Avaliação do MEC estiveram no Nead/UFSJ para avaliar mais um curso de graduação na modalidade a distância.

O curso Bacharelado em Administração Pública a distância, ofertado pela UFSJ, por meio de seu Núcleo de Educação a Distância  (Nead/ UFS)J, recebeu uma ótima avaliação do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Numa escala que vai de 1 a 5, o curso obteve nota 4, resultado que corresponde ao conceito “Muito Bom”, o que denota o reconhecimento da qualidade da oferta pela Comissão Avaliadora do INEP.

Mediante verificação criteriosa por meio de documentos acadêmicos oficiais, observação in loco e reuniões com professores, técnicos e alunos, a equipe do MEC avaliou três dimensões do curso: organização didática e pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

Das três dimensões avaliadas, destacou-se a relativa ao corpo docente e tutorial, pelos dados positivos nos quesitos formação e experiência acadêmica, de mercado e trajetória em educação a distância. A gestão do curso também foi pontuada pela eficiência na relação com docentes e discentes.

Destaca-se que o reconhecimento do MEC é uma condição essencial para o funcionamento de qualquer graduação e que o ótimo desempenho, nessa primeira avaliação, representa o resultado do trabalho em conjunto de todos que integram a equipe do curso.

A graduação faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP, financiado pela Capes. O curso tem como proposta formar agentes de transformação da gestão pública, intraempreendedores, que promovam o desenvolvimento organizacional e da sociedade.

A Coordenadora Geral do NEAD, Profa. Elisa Tuler de Albergaria, e a equipe de Coordenação do Curso, na pessoa do Prof. Pablo Luiz Martins, agradecem a todos que direta e indiretamente contribuíram para este resultado.

Fonte: Profa. Maria do Carmo Santos Neta – Vice-Coordenadora do Curso de Administração Pública"

 

4 -  Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ/CCO convida a comunidade  para os Exames de Qualificação
 
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ/CCO (PPGBiotec) convida a comunidade acadêmica para os Exames de Qualificação de Teses de Doutorado de :
- Paula Avelar Amado, intitulada: Estudo Fitoquímico e Avaliação das Atividades Biológicas das Folhas de Smilax brasiliensis Sprengel (Smilacaceae), a realizar-se no dia 29 de novembro de 2018, às 13h, na sala 303 do Bloco C do CCO/UFSJ.

A banca está composta pelos seguintes membros:

- Drª. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima – orientadora - UFSJ (Presidente)

- Drª. Andréia Aguiar Vieira - UEMG (Titular)

- Dr. Fábio Vieira dos Santos - UFSJ (Titular)

- Dr. Stênio Nunes Alves – UFSJ(Titular)

- Dr. Adriano Guimarães Parreira - UEMG (Suplente)

- Drª. Ana Hortência Fonseca Castro - UFSJ (Suplente) 

 
Melissa Grazielle Morais, intitulada: “Avaliação das atividades anti-inflamatória e antinociceptiva do fruto maduro de Solanum lycocarpum St. Hil. (Solanaceae), a realizar-se no dia 6 de dezembro de 2018, às 13h30, na sala 201 do Bloco C do CCO/UFSJ.

A banca está composta pelos seguintes membros:

- Drª. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima – orientadora - UFSJ (Presidente)

- Drª. Adriana Cristina Soares - co-orientadora - UFSJ

- Drª. Flávia Carmo Horta Pinto - UFSJ (Titular)

- Dr. Adriano Guimarães Parreira – UEMG (Titular)

- Dra. Gláucia Lopes Reis - UFSJ (Titular)

- Dr. Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo - UFSJ (Suplente)

- Drª. Angelita Cristine de Melo - UFSJ (Suplente) 


Última atualização: 01/11/2018