1 - Novo cronograma da troca de lâmpadas nos campi CSA e Ctan

A Divisão de Projetos e Obras (Dprob) informa o cronograma da nova etapa do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ, com a substituição das lâmpadas dos campi sede por modelos de LED.

Os serviços  estão sendo executados por colaboradores da empresa DEODE Energia, devidamente uniformizados. A Dprob solicita a gentileza de que o acesso seja permitido nos ambientes e pede a compreensão de todos para qualquer transtorno gerado.

12/11 -  Campus Santo Antônio (CSA): Dprob /Patrimônio / Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes (Losim)  / Marcenaria / Serralheria / Sala dos Motoristas / Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) / Gráfica / Pavilhão de Salas de Aula;
13/11 -  Pavilhão de Salas de Aula (CSA);  
14/11 -  Pavilhão de Salas de Aula (CSA);  
15/11 -  Prédio Reuni - Campus Tancredo Neves (CTan);  
16/11 -  Prédio Reuni (CTan);        
17/11 -  Biblioteca /  Prédio Reuni (CTan);       
19/11 -  Biblioteca (CTan);    
20/11 -  Economia / Computação (CTan);   
21/11 -  Economia / Computação (CTan);        
22/11 -  Economia / Computação / Prédio Principal - Antigo (CTan);   
23/11 -  Prédio Principal - Antigo (CTan);   
24/11 -  Prédio Principal - Antigo (CTan);    

No total, serão substituídas 23.384 lâmpadas, entre áreas internas e externas. O projeto de Eficiência Energética da UFSJ foi contemplado no Programa de Eficiência Energética, executado pela DEODE Energia, financiado pela Cemig Distribuição S.A. e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  

 

2 - Novembro Azul: Fauf estimula prevenção ao câncer de próstata.

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) busca conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.  

A campanha “Novembro Azul” no Brasil surgiu no ano de 2008, em ação do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL), por meio da campanha “Um Toque, Um Drible.” O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, nos anos de 2018 e 201,9 sejam diagnosticados cerca de 68.220 novos casos da doença.

Algumas das grandes barreiras que existem e impedem os homens de fazer o exame de próstata são a desinformação, a vergonha e o preconceito. Marlene Oliveira, presidente da LAL, destaca que a participação e apoio da mulher como fundamentais para romper essas barreiras, ao ponto em que ela incentiva “seu pai, seu familiar ou seu amigo a fazerem seus exames preventivos”.

Quando diagnosticada em fase inicial, estima-se que a cura da doença ocorra em 90% dos casos.

Para mais informações sobre prevenção, sintomas e fatores de risco, recomendamos consultar o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL).

 

3 FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio

 

Por estar passando por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e também da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), a Fapemig passou a exigir das Fundações de Apoio credenciadas dados ligados a projetos por elas gerenciados nos últimos dez anos (e às vezes até mais que isso).

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) esclarece aos docentes que tenham projetos ligados à fundação que a qualquer momento poderão ser convocados a recompor e adequar a prestação de contas ao órgão de fomento.

Ao mesmo tempo, a Fauf esclarece que atualmente possui uma equipe especializada quededica cerca de 60% do seu expediente diário em busca de dados retroativos para  a prestação de contas, restando apenas cerca de 40% do tempo para dedicar aos projetos vigentes. E o mesmo tem ocorrido com as demais fundações de apoio.

O não cumprimento das ações pode resultar no descredenciamento da fundação na Fapemig e a negativar junto ao Everest, o que impediria a execução de projetos dos demais pesquisadores.

Assim, solicitamos a compreensão de todo(a)s envolvido(a)s e ressaltamos também o fato de que uma “repactuação de prazos” tem sido solicitada a Fapemig por todas fundações envolvidas via FAIPES (Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais), na medida em que isso tem nos causado sérios problemas operacionais e principalmente de imagem junto à comunidade interna de nossas instituições apoiadas.

 


Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF
comunicacaofauf@ufsj.edu.br


Última atualização: 09/11/2018