1 - Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens solicita a finalização das prestações de contas de viagens

O Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip/UFSJ) solicita, em razão do encerramento do ano em curso, o máximo esforço na finalização das prestações de contas relativas às viagens do exercício 2018.

Segundo Setor de Concessão e Controle de Diárias e Passagens (SCDP), do Ministério do Planejamento, a  prestação de contas emana das disposições contidas: a) no art.70, § 1º, da Constituição Federal; b) no art. 7º do Decreto 5.992, de 19/12/2006; c) no art. 1º da Portaria nº 205, de 22/04/2010; d) em recomendações recorrentes do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme Acórdão 1179/2006 - Primeira Câmara, que determina a abstenção de concessão de diárias e passagens a servidor com prestação de contas pendente, e Acórdão 1151/2007 - Plenário, que trata sobre providências para que sejam apresentadas as prestações de contas de viagens ainda pendentes no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP.

 

2 - Processo Seletivo do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família

Divulgado edital do Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação Residência em Enfermagem na Atenção Básica / Saúde da família da UFSJ/CCO para 2019, serão oferecidas seis vagas.

Os requisitos para participar do processo seletivo é Graduação em Enfermagem e Registro como enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais.

O valor da bolsa é de R$3.330,43.

As inscrições serão realizadas no período de 12 a 14 de dezembro e de 17 a 18 de dezembro de 2018, na Secretária do Programa, no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h, e o valor da taxa de inscrição é R$250,00.

O edital está disponível no endereço eletrônico: https://ufsj.edu.br/resenf/processo_seletivo_2019.php

 

3 - Suspenso temporariamente o serviço de chaveiro

A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) comunica que está suspenso, temporariamente, o serviço de chaveiro (para confecção de chaves) em razão do vencimento do contrato e a necessidade de realização de novo certame licitatório, com previsão de conclusão em 60 dias.

 

4 - Nova etapa da troca de lâmpadas no Ctan e CDB

A Divisão de Projetos e Obras (Dprob) informa o novo cronograma da troca de lâmpadas do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ de 20 a 26 de novembro, nos campi Tancredo Neves e Dom Bosco.

20/11 - Ctan: Laboratório Interdisciplinas de Neuroengenharia e Neurociências (Linnce), Casa Verde, Laticínio, Fazenda*, Depósitos e Escritórios de Manutenção; e Biblioteca (CDB);
21/11 - CDB: Biblioteca e Departamento de Ciências Naturais (DCNAT A);  
22/11 - CDB: DCNAT A e DCNAT B;  
23/11 - CDB: DCNAT B, DCNAT C e DCNAT D;        
24/11 - CDB: DCNAT D E Pavilhão de Salas de Aulas;     
26/11 - CDB: Pavilhão de Salas de Aulas (CDB);     
*Obs.: Todos os setores relacionados à Fazenda, tais como Laboratórios, Estoque, Sala de Ordenha, Casa de Caseiro, etc.

O projeto de Eficiência Energética da UFSJ foi contemplado no Programa de Eficiência Energética, executado pela DEODE Energia, financiado pela Cemig Distribuição S.A. e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No total, serão substituídas 23384 lâmpadas, entre lâmpadas de áreas internas e externas (Iluminação Pública).

Os serviços de substituição estão sendo executados por colaboradores da empresa DEODE Energia, devidamente uniformizados. A DPROB solicita a gentileza de que o acesso seja permitido nos ambientes e pede a compreensão de todos para qualquer transtorno gerado durante as atividades.

Continuamente o Dprob informa novos cronogramas com as datas das substituições nas demais instalações da Universidade.  

 

5 - Espetáculo "Um Canto pra Hagoromo" faz reflexões sobre confiança e felicidade

Um canto para hagoromo mistura canto, sons, dança e teatro, com o intuito de transformar a paisagem e contar o encontro entre Hakuryo e Tennin: ele, um pescador; ela, um anjo celeste. Ele, o detentor do manto de plumas dela: seu único veículo de acesso ao mundo de onde veio. Criada para ser encenada em espaços abertos, a peça será apresentada entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro (ver folder).

Baseado em Hagoromo, parte do repertório Noh (teatro clássico japonês), escrito por Motokyio Zeami e transcriado por Haroldo de Campos, a montagem procura destacar as reflexões que o texto promove sobre as relações de confiança e a possibilidade de se abrir mão da felicidade relativa em prol da vida.

Realizado pelo Núcleo A Poética do Invisível (Napi), o espetáculo é uma das ações do projeto Hagoromo – trocas e vivências em artes, contemplado pelo Edital de Apoio à Circulação Artística da UFSJ, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). A peça já foi apresentada em Padre Brito e São Sebastião de Torres (Prefeitura de Barbacena) entre 20 e 27 de outubro.

Sobre o NAPI

O Napi foi criado em 2013 e reúne alunos e ex-alunos do curso de Teatro da UFSJ. Seu objetivo é o estudo da troca entre linguagens artísticas, a criação de peças de teatro, o diálogo intercultural e o estudo de alguns aspectos da cultura teatral japonesa. Tem como parte de seus treinamentos o Método Suzuki.

 

6 - PPGBiotec convida para exames de qualificação de mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) convida a comunidade acadêmica para os seguintes exames de qualificação de mestrado e doutorado.

Doutorando: Felipe Rocha da Silva Santos.
Trabalho: “Triagem virtual e biológica na identificação de candidatos a antivirais contra o Zika virus”,
Data: 28 de novembro, às 8h30.
Local: sala 304 do Bloco C do CCO/UFSJ.
Banca: professores doutores Jaqueline Maria Siqueira Ferreira (orientadora/UFSJ), José Carlos de Magalhães (UFSJ), Gustavo Henrique Ribeiro Viana (UFSJ), Leandro Augusto de Oliveira Barbosa (UFSJ), Débora de Oliveira Lopes (UFSJ) - suplente - e Luciana Lara dos Santos (UFSJ) - suplente.

Mestranda: Izabela Caputo Assis Silva.
Trabalho: “Avaliação das atividades antioxidante, alelopática e efeitos citotóxico e genotóxico dos caules de Smilax brasiliensis Sprengel (Smilacaceae)”,
Data: 4 de dezembro, às 15h.
Local: sala 303 do Bloco C do CCO/UFSJ.
Banca: professores doutores Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (orientadora/UFSJ), Ana Hortência Fonseca Castro (UFSJ), Adriano Guimarães Parreira (UEMG) e Joaquim Maurício Duarte Almeida (UFSJ) - suplente.

Doutoranda: Juliana Martins Machado.
Trabalho: “Proteínas recombinantes aplicadas como insumos biotecnológicos em ensaios imunoenzimáticos (ELISA) para o diagnóstico de Leishamnia visceral canina e rubéola em humanos”.
Data: 12 de dezembro de 2018, às 14h.
Local: sala 304 do Bloco C do CCO/UFSJ.
Banca: professores doutores Alexsandro Sobreira Galdino (orientador/UFSJ), Telma Porcina (UFSJ), Helder Magno Valares (UFSJ), Rodolfo Giunchetti (UFMG), Mariana Campos da Paz (UFSJ) - suplente - e Daniel Bonoto (UFSJ) - suplente.


Última atualização: 20/11/2018