1 - Eleições para CPPD e Congregação ocorrem nesta quinta-feira (29/11)

Serão realizadas nesta quinta-feira (29/11) as eleições para a escolha de novos membros da Congregação e da Comissão de Progressão de Pessoal Docente (CPPD) da UFSJ. A votação ocorre das 8h às 23h, no endereço eletrônico www.eleicoes.ufsj.edu.br

A Congregação preencherá duas vagas para técnicos-administrativos, que serão escolhidos pelos seus pares. Já a CPPD abrirá uma vaga para docente de Carreira de Magistério Superior, que será eleito, diretamente, pelos membros do corpo docente do Campus Dom Bosco.

Fique por dentro: A Congregação é o órgão consultivo, normativo e de deliberação superior da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Presidida pelo pró-reitor, o órgão integra a estrutura organizacional da Universidade. Em reuniões ordinárias mensais, os membros da Congregação são responsáveis por diversas atividades como a aprovação da remoção de docentes entre Departamentos; aprovação e aplicação de matrizes de recursos orçamentários destinados a Departamentos e Coordenadorias; distribuição de espaço físico e de alocação de recursos humanos, entre outras.

Já a Comissão de Progressão de Pessoal Docente assessora a Reitoria e o Conselho Universitário, quanto à proposição, elaboração, acompanhamento e supervisão da execução da política relacionada aos professores da instituição. Mensalmente, os membros se reúnem para acompanhar, supervisionar e propor critérios dos processos relativos ao dimensionamento da alocação de vagas docentes, contratação e admissão de professores, alteração de regime de trabalho, além de outras atividades.

 

2 - Cartas de apresentação dos candidatos à Congregação

Os candidatos às vagas de técnico-administrativos da Congregação da UFSJ, Michel Alves da Silva e José Ricardo Braga, divulgam as cartas de apresentação à toda comunidade acadêmica.

- José Ricardo Braga

Prezados servidores técnicos-administrativos da UFSJ

Eu, José Ricardo Braga, assistente em Administração atualmente lotado na Coreme/CDB, candidatei-me a Congregação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para representar nosso segmento. Estou na UFSJ desde 1988. Fui membro do Conep por quatro mandatos, bem como chefe da Coordenação de Apoio às Comissões da UFSJ e também exerci funções em vários setores da área acadêmica e administrativa.

A Congregação é o órgão deliberativo da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação composta pelos chefes de departamento e coordenadores de curso, onde o segmento técnico tem muito a contribuir na definição de políticas que norteiam o cumprimento dos objetivos institucionais.

Sinto-me preparado para representar o nosso segmento e por isso venho pedir seu voto de confiança na eleição que acontecerá no dia 29 de novembro, das 8h às 23h, no endereço eletrônico www.eleicoes.ufsj.edu.br

Desde já agradeço.

- Michel Alves da Silva

Eu, Michel Alves da Silva, servidor técnico-administrativo, ocupante do cargo de Médico Veterinário, Responsável Técnico (RT) dos biotérios institucionais da UFSJ, venho por meio desta carta me apresentar como candidato a uma vaga na Congregação.

Ingressei como técnico-admistrativo em Educação em 2010 e possuo Mestrado (2012) e Doutorado (2018) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Medicina Veterinária, instituição na qual fui servidor entre os anos de 2012 e 2016 e onde auxiliei na elaboração da proposta de criação do Programa de Residência na Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária.

Participei do Grupo Gestor da Residência do Hospital Veterinário (HV), fui tutor do Programa de Residência em Anestesia e Medicina de Emergência Veterinária, além de ter sido preceptor do Programa de Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia. Participei ainda do grupo que reformulou os regimentos da COREMU da UFRRJ e do Programa de Residência do Hospital Veterinário. No ano de 2015, fui eleito representante dos Servidores Técnicos Administrativos junto ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRRJ.

Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), venho participando como colaborador de trabalhos de pesquisa e extensão, atividades de ensino, membro titular de bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Pretendo, em caso de ser escolhido pelos meus pares, manter comunicação ativa com todos os três segmentos da UFSJ e principalmente ser um interlocutor do segmento dos técnicos administrativos junto à Congregação. Além disso, pretendo auxiliar no que for preciso para que a UFSJ estabeleça políticas de ensino, pesquisa e extensão que prezem pela excelência.

Conto com o voto dos colegas no dia 29 de novembro.
 

3 - Convite para as reuniões do GT Multicampi do PDI

O Comitê Executivo organizador do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) convida a comunidade para participar dos debates do Grupo de Trabalho Multicampi. O objetivo dessas reuniões é debater ações para os próximos cinco anos visando a consolidação da realidade multicampi da UFSJ. As reuniões ocorrerão por cidades em que a UFSJ tem campus de acordo com o calendário a seguir:

30 de novembro - Anfiteatro do campus Sete Lagoas, às 9h30.
3 de dezembro - Anfiteatro da Biblioteca do campus Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis), às 14h.
4 de dezembro - Anexo da Biblioteca do campus Alto Paraopeba (Ouro Branco), às 15h.
5 de dezembro - Teatro do campus Dom Bosco (São João del-Rei), às 14h.

 

4 - Programas de Pós-Graduação convidam para exames de qaulificação e defesas de dissertação

Programas de Pós-Graduação da UFSJ convidam a comunidade acadêmica para os seguintes exames de qualificação e defesas de dissertação.

- Programa do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)
Discente: Joice Stella de Melo Rocha.
Defesa de dissertação: O ensino de cálculo no Ensino Médio
Quando: 28 de novembro de 2018, às 13h.
Onde: Sala do Profimat - Campus Santo Antônio (CSA/UFSJ), São João del-Rei.
Banca: Professores doutores Andréia Malacarne (orientadora/UFSJ), Andréa Cristiane dos Santos Delfino (UFSJ), Viviane Pardini Valério (UFSJ) e Andreza Cristina Beezão Moreira (Ufla).

- Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenolvimento Sustentável
Discente:Gislene Santos de Deus Panzera.
Exame de qualificação: Estudo da Produção de Bioadsorvente proveniente do Bagaço da Laranja e sua Aplicação no Tratamemto de Ftalatos.
Quando: 28 de novembro, Pàs 14h.
Onde: Sala 16 do prédio da Pós-Graduação - campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), em Ouro Branco.
Banca: professores doutores Renata Carolina Zanetti Lofrano (orientadora/UFSJ), Ana Maria de Oliveira (UFSJ), Patrícia da Luz Mesquita (UFSJ), Alexandre Bôscaro França (UFSJ) e Eduardo Prado Baston (UFSJ).

- Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
Discente: Guilherme Filgueiras Bahia.
Exame de qualificação: Influência dos níveis de degradação e queimadas em pastagens sobre as propriedades físicas e químicas do solo.
Quando: 30 de novembro, às 8h.
Onde: campus Florestal - Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Banca: professores doutores Diego Antônio França de Freitas (orientador/UFV), Bruno Montoani Silva (Ufla) e Donizete dos Reis Pereira (UFV).

Discente: Rhenan Lima Thomaz Duarte 9defesa oral).
Quando: 30 de novembro, às 8h30.
Onde: sala da coordenação do PPGCA - prédio principal do campus Sete Lagoas (CSL/UFSJ).
Banca: doutores Iran Borges Dias (orientador/UFSJ), Renzo Von Pinho (Ufla) e Paulo César Magalhães (Embrapa).

- Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenolvimento Sustentável
Discente: Rafaela Naiara Machado.
Defesa de dissertação: Análise de Métodos Estatísticos para Validar a Percepção de Sustentabilidade por meio de Indicadores no campus Alto Paraopeba.
Quando: 30 de novembro, às 14h.
Onde: Sala 110.2, campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), em Ouro Branco.
Banca: professores doutores Daniela Leite Fabrino (orientadora/UFSJ), Edson Romano Nucci (co-orientador/UFSJ), Rogério Antônio Picoli (co-orientador/UFSJ), Alberto Fonseca (Ufop), Renata Carolina Zanetti Lofrano (UFSJ), José Carlos de Magalhães (UFSJ) e Cintia Lopes de Brito Magalhães (Ufop).

-Programa de ós-Graduação em Engenharia -  Campus Alto Paraopeba
Discente: Ana Paula Magalhães Pinto
Exame de Qualificação da Dissertação: “Avaliação da influência do acabamento superficial em aço p25bm na resistência à corrosão por pite”
Quando: dia 30/11/2018, sexta-feira, às 15h
Local: Sala 110 - Bloco 2 - CAP/UFSJ
Banca: profs.-doutores Dalila Moreira da Silveira (Orientadora -presidente (UFSJ/PPGEQ); Prof. Dr. Demian Patrick Fabiano – (UFSJ/PPGEQ); Reimar de Oliveira Lourenço  (UFSJ/Dequi);Vicente Braz da Trindade Filho (VSB)
 
 

5 - VIII Prêmio de Fotografia (CNPq) está com inscrições abertas até 18 de janeiro

 

Estão abertas as inscrições para o VIII Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, edição 2018, até as 18h (horário de Brasília) de 18 de janeiro de 2019.

O Prêmio tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq, sendo apresentado em duas categorias:

I - Imagens produzidas por Câmeras Fotográficas;
II - Imagens produzidas por Instrumentos Especiais.

As premiações consistem em:

1º lugar - R$ 8.000,00 (oito mil reais)
2º lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
3º lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais)

O primeiro colocado de cada categoria terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/MS, onde irão expor suas imagens e receber a premiação.

Mais informações no e-mail pfoto@cnpq.br ou site www.premiofotografia.cnpq.br

 
 

6 - INFORMATIVO DIPES/PROGP- Nº 14/2018

 
PRAZO PARA ENVIO DE INFORMAÇÕES  PARA  CADASTRO E FOLHA DE PAGAMENTO DE NOVEMBRO/2018
 
Prezados Servidores,
 
A Divisão de Administração de Pessoal informa que o prazo para o envio das informações para o processamento no Cadastro e na Folha de Pagamento de DEZEMBRO de 2018 será até  o dia
04/12/2018, impreterivelmente. 
 
Informações encaminhadas após essa data serão processadas somente na folha de pagamento de JANEIRO de 2019.
 
 
Objeto Providências até
Plano de Saúde Exclusões e novas inclusões - SIGRH 03/12/2018
Auxílio-Transporte
Registro de Escala e Homologação
pela chefia- SIGRH
03/12/2018
Informes de Insalubridade e Periculosidade Envio dos formulários para o SEAPS 03/12/2018
Ponto Eletrônico Homologação 07/12/2018
Férias – SIGRH Alterações, programações e homologações pelas chefias 03/12/2018
 
 
SOLICITAMOS ATENÇÃO ESPECIAL ÀS INFORMAÇÕES ABAIXO:
 
1- FÉRIAS SEM HOMOLOGAÇÃO
 
Muitos servidores ainda estão sem férias programadas no SIAPE, por falta de homologação pelas chefias imediatas. Para que a programação das férias registradas no SIGRH seja processada no sistema SIAPE (PAGA/MARCADA) é imprescindível que as chefias fiquem atentas aos prazos e homologuem as férias dos seus servidores.
 
Em caso de negativa da programação das férias registrada no SIGRH, cabe à chefia imediata, assim que recusar a programação, solicitar ao servidor nova programação, para que ela seja homologada dentro do prazo do calendário de férias.
 
2- HOMOLOGAÇÃO DAS ESCALAS DE TRANSPORTE
 
Conforme tabela acima, o prazo para o cadastro e homologação das escalas de transporte, nesta folha de dezembro, será até o dia 03/12/2018, impreterivelmente. Na folha de pagamento de novembro, vários servidores não tiveram suas escalas de transporte homologadas pelas chefias imediatas. É preciso redobrar a atenção para o fato de que a data de homologação de escala de transporte é diferente da data de homologação do ponto eletrônico.
 
Escalas de transportes não homologadas pelas chefias não geram pagamento do referido auxílio, cabendo ao Setor de Folha de Pagamento o processamento integral do débito de transporte na ficha financeira do servidor.
 
Portanto, para evitar prejuízos ao servidor e retrabalhos na folha de pagamento, causados por pagamentos retroativos ou mesmo, instrução processual para pagamento de exercício anterior, solicitamos às chefias imediatas para que priorizem as homologações das escalas de transporte de seus servidores dentro do prazo estabelecido nos informativos da Dipes.
 
3- CONTROLE DE FREQUÊNCIA E FÉRIAS DOS ESTAGIÁRIOS
 
Mapa de Ocorrência:
A unidade administrativa/acadêmica responsável pelo(s) estagiário(s) selecionado (o) pelo Edital de Estágio nº 001/2018-PROGP, deve encaminhar para o Setor de Registro (Sereg) o respectivo Mapa de Ocorrências, devidamente assinado pela chefia da unidade e pelo responsável pela supervisão do estágio, até o 5º dia útil de cada mês.  As folhas de ponto do(s) estagiário(s) não deverão ser enviadas para o Sereg. Elas deverão ser arquivadas na respectiva unidade de alocação do estagiário.
 
As unidades que contam com mais de um estagiário deverão encaminhar um único Mapa de Ocorrências.
 
Férias/Recesso:
Conforme disposto no art. 13, da Lei nº 11.788/2008, “É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1(um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.” Nos casos de o estágio ter duração inferior a 1(um) ano, os dias de recesso previsto no art. 13 da lei supracitada, serão concedidos de maneira proporcional (§2º, art. 13-Lei 11788/2008).
 
Dessa forma, e considerando que os termos de compromisso de estágio foram assinados para o período de 6(seis) meses, é garantido o período de 15 (quinze) dias de férias/recesso, que deverá ser acordado entre a chefia da unidade de alocação, o estagiário e o supervisor das atividades de estágio. O período de férias dos estagiários deverá ser informado no Mapa de Ocorrências, utilizando-se o código 169.
 
Em caso de dúvidas, a Divisão de Administração de Pessoal se coloca à disposição para esclarecimentos, pelos e-mails abaixo:
dipes@ufsj.edu.br , sereg@ufsj.edu.br  ,  seape@ufsj.edu.br  ou  sepag@ufsj.edu.br  
 
Cordialmente,
 
Equipe da Divisão de Administração de Pessoal
Sereg/Seape/Sepag/Dipes
 
Em 28/11/2018
 

Última atualização: 28/11/2018